As regras do make-up efeito lifting
O sculpting que redesenha os volumes do rosto pode ser aplicado também no contorno dos olhos. Através de sombras que criam um efeito lifting e pontos de luz estratégicos, a pálpebra caída não será afetada pela força gravitacional. E o olhar se abre.
Falamos sobre isso com a Escola Nacional de Maquiagem que deu-nos ótimas ideias teóricas e práticas.
Maquiagem anti-força gravitacional. Depois de uma certa idade deveria ser chamada assim e conferir-lhe todo o poder para levantar os volumes do rosto que costumam cair deixando o olhar triste e para baixo. Costumamos falar de contouring e de sculpting no rosto, os quais definem os contornos e criam estratégicos jogos de luz e sombras mas na verdade a zona da face que mais precisa de um lifting ótico é o contorno dos olhos.
O arco da sobrancelha, o contorno dos olhos e as maçãs são as partes do rosto que sofrem mais alterações no tempo. O arco da sobrancelha, no específico, é uma zona sem glândulas sebáceas e por isso tende a ficar seca com maior facilidade e a perder volume. Com os iluminadores, que devolvem volume, trabalhamos para um visual fresco nas jovens e para um efeito lifting nas mulheres dos 45 anos para a frente.
SOBRANCELHAS EFEITO LIFTING
A melhor forma para deixá-las mais marcadas e definidas é a “asa de gaivota”, com a parte final que deixa mais espaço entre olho e arco. Desta maneira encontramos um contraste entre a pele e as sobrancelhas, com efeito iluminador, que fica ainda mais evidente juntando uma sombra e um ponto de luz.
SOMBRAS EFEITO LIFTING
A sombra pode ser seja em pó como em creme, mas não deve ser glitter ou excessivamente sparkling. Para levantar o olhar, a sombra deve ser muito natural, aplicada em uma pele bem hidratada com um produto para o contorno dos olhos. As cores recomendadas são as tonalidades claras, combinadas à própria pele: do rosa quartzo ao beige, ao malva, ao bronze. Não às tonalidades que sobrecarregam como cinzas, azul e preto aplicados na parte inferior à sobrancelha.
COMO APLICAR A SOMBRA
Além da escolha da cor, é a aplicação que permite criar um efeito lifting no olho, uma espécie de cat eye natural, à Bella Hadid quando faz o rabo. Pôr um ponto de luz embaixo da parte central do arco da sobrancelha e no canto interno do olho. Desta forma, os dois pontos trabalham em sincronia para levantar os volumes. No que se refere à sombra, use uma única cor. E para realizar o sculpting aplique tons naturais e criar leves sombreadas que exaltam os highlights.
O RÍMEL EFEITO LIFTING
Para abrir o olhar, o rímel (assim como o lápis e a sombra) deve ser aplicado somente nos cílios superiores, para “puxar” o olhar para cima.