Construída entre 1925 e 1938, a estação Júlio Prestes é uma histórica estação ferroviária dá capital paulista. O nome é uma homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes de Albuquerque.

Uma parte do edifício seguiu destinada a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a estação faz parte da Linha 8 – Diamante que liga as estações Júlio Prestes a Itapevi.

Outra parte do edifício, fica localizada a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo e, desde 1999, a Sala São Paulo, casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Você sabia?

Que nas proximidades da estação fica localizado a Estação Pinacoteca, um dos principais prédios de exposições artísticas da cidade, local da Biblioteca Walter Wey e do Memorial da Resistência, que possui registros da época do regime militar.

Curiosidades da Estação Júlio Prestes:

  • Na década 1930, oito anos antes de sua inauguração, o embarque passou a ser feito na estação graças à conclusão da área de plataformas. Com isso, a antiga estação, situada ao lado, foi desativada. Nessa ocasião, foi realizada uma inauguração com a presença do então presidente do Estado (governador) Júlio Prestes.
  • A estação Júlio Prestes era estação inicialmente da Estrada de Ferro Sorocabana.
  • O nome “Júlio Prestes” só foi adotado em 1951. Antes, a estação chamava-se “São Paulo”
  • A Estação Júlio Prestes faz parte do roteiro temático O Café e a História da Cidade. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.