Você sabia que a estação Júlio Prestes leva o nome do ex-presidente de São Paulo?
Construída entre 1925 e 1938, a estação Júlio Prestes é uma histórica estação ferroviária dá capital paulista. O nome é uma homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes de Albuquerque.
Uma parte do edifício seguiu destinada a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a estação faz parte da Linha 8 – Diamante que liga as estações Júlio Prestes a Itapevi.
Outra parte do edifício, fica localizada a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo e, desde 1999, a Sala São Paulo, casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
Você sabia?
Que nas proximidades da estação fica localizado a Estação Pinacoteca, um dos principais prédios de exposições artísticas da cidade, local da Biblioteca Walter Wey e do Memorial da Resistência, que possui registros da época do regime militar.
Curiosidades da Estação Júlio Prestes:
- Na década 1930, oito anos antes de sua inauguração, o embarque passou a ser feito na estação graças à conclusão da área de plataformas. Com isso, a antiga estação, situada ao lado, foi desativada. Nessa ocasião, foi realizada uma inauguração com a presença do então presidente do Estado (governador) Júlio Prestes.
- A estação Júlio Prestes era estação inicialmente da Estrada de Ferro Sorocabana.
- O nome “Júlio Prestes” só foi adotado em 1951. Antes, a estação chamava-se “São Paulo”
- A Estação Júlio Prestes faz parte do roteiro temático O Café e a História da Cidade. Para mais informações, acesse www.cidadedesaopaulo.com
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.