A concessionária ViaMobilidade têm realizado testes na frota F nas imediações da estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás. Os testes envolvem o treinamento dos operadores e também para aperfeiçoamento do novo sistema de bordo que as composições receberam da Bombardier para que possam finalmente servir ao ramal que liga o Capão Redondo à estação Chácara Klabin.
Fabricados entre os anos de 2001 e 2002, os TUEs produzidos pela Alstom, modelo Metrópolis A48, e denominados como frota F, foram adquiridos para circular na recém inaugurada Linha 5-Lilás, no trecho Capão Redondo – Largo Treze, quando abriu suas portas em 2002. A frota é composta por oito trens que até março de 2017 prestaram serviços na linha lilás.
Após serem retirados de circulação, sendo substituídos pela moderna frota P, os oito trens da frota F entraram em um processo de modernização, para que pudessem um dia retornar as suas atividades.
As composições passaram a receber o sistema CBTC de bordo, e todo o processo de implantação e testes ficou sob responsabilidade da fornecedora Bombardier.
O Metrô chegou a cogitar em multar a Bombardier pelo atraso na conclusão da modernização dos trens, conforme mostrou o Rede Noticiando.
A promessa inicial era de que os trens ficassem disponíveis para operação, assim que as obras do trecho até a estação Chácara Klabin fossem concluídos e repassados a concessionária ViaMobilidade, que administra e opera atualmente a Linha 5-Lilás.
A concessionária opera atualmente com 26 trens da frota P, fabricados pela CAF, entretanto, esse número é baixo, e há necessidade da disponibilidade de uma oferta maior de trens disponíveis para o ramal, que opera com grande fluxo de passageiros, praticamente o dia todo.
A expectativa é de que até março de 2019, os trens já estejam disponíveis para operação comercial e possam ser repassados em sua totalidade a concessionária ViaMobilidade. O Trem F05 já recebeu a cor da empresa, restam agora as outras sete composições, para que sejam testadas e que esse problema que se arrasta desde 2017 finalmente seja solucionado.
Para os passageiros, isso pode significar uma boa notícia, o intervalo entre os trens poderá ser resolvido, com a inclusão dos oito trens, e uma frota reserva ficará a cargo da linha, para que em caso de substituição de trem por algum tipo de avaria, o ramal não fique com desfalque na operação.
Resta-nos aguardar o final dos testes, a conclusão do treinamentos dos operadores e que finalmente essa pendência se torne coisa do passado. A Linha 5-Lilás e seus passageiros irão agradecer os ”novos trens”.
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
SIGA O REDE NOTICIANDO
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.