A tomada de crédito tem sido uma alternativa para os brasileiros neste começo de ano. Em janeiro, a demanda aumentou 7,2% em comparação com o mesmo mês de 2020. A informação foi divulgada pelo Serasa Experian.
Embora o aumento da taxa básica de juros Selic – fixada em 10,75% durante reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em fevereiro – seja um dificultador para os consumidores que buscam crédito uma vez que encarece os custos da operação, outros fatores contribuíram para o aumento da demanda.
Na avaliação do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a procura esteve relacionada ao fechamento das contas de final de ano e aos gastos extras do mês de janeiro, como a cobrança de tributos e as despesas escolares. Para não iniciarem 2022 no vermelho, uma parcela dos consumidores optou por recorrer aos empréstimos.
Além disso, a redução da burocracia para a concessão e as facilidades oferecidas pelo mercado, como conseguir empréstimo on-line , aprovação para negativados e redução de juros mediante a apresentação de garantias mantêm a demanda aquecida.
Pesquisa prévia
Hoje é possível contratar um empréstimo sem a necessidade de sair de casa. Pela internet, o consumidor pode consultar empresas que atuam na área, fazer simulações e realizar a solicitação por meio do preenchimento de um formulário e o envio de documentos.
Mas essa praticidade também requer atenção e cuidados para garantir a segurança na hora da contratação, como alerta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Por isso, a primeira orientação para quem busca essa alternativa de empréstimo é pesquisar sobre as instituições que a oferecem.
De acordo com o Idec, a empresa de crédito precisa de autorização do Banco Central para funcionar. Desta forma, o consumidor deve acessar o site da autoridade monetária e verificar se o local com o qual pretende contratar um empréstimo está autorizado. Outra dica é pesquisar a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui! e o portal Consumidor.gov.br .
O Idec também orienta que, ao acessar o site da empresa, o consumidor verifique se há informações como CNPJ, endereço, telefone e canais de contato com o consumidor, como chat, e-mail, e/ou SAC.
Avaliação das condições do empréstimo
Após a verificação da existência e da idoneidade da empresa, o consumidor poderá preencher as informações e fazer a solicitação do empréstimo pelo site. Em seguida, o Idec recomenda avaliar as condições oferecidas pela empresa, como valor das parcelas, prazo para pagamento e taxa de juros. Segundo o Banco Central, é preciso considerar o Custo Efetivo Total (CET) que engloba todos os encargos da operação.
Na etapa de simulação, não há o compromisso de contratação do crédito. Por isso, se as condições não estiverem dentro dos interesses do consumidor, se as informações não estiverem claras ou não houver detalhes sobre como funciona a tomada de crédito, a orientação é procurar outra empresa e fazer a mesma pesquisa.
No entanto, se as condições apresentadas forem consideradas atrativas, é possível prosseguir com a solicitação assinando o contrato. A demanda será analisada pela empresa, que entrará em contato com o consumidor para informar sobre a aprovação ou não do empréstimo.
O Idec alerta que as empresas não pedem depósitos antecipados ao consumidor para aprovar o empréstimo. Caso isso aconteça, trata-se de golpe. Portanto, não envie dinheiro.
Score de crédito
Um dos fatores decisórios para a maioria das financeiras é o score de crédito. Por mais que muitas empresas de empréstimo pessoal on-line considerem outros fatores, a pontuação faz diferença em suas análises de suas políticas de crédito.
Manter o score do CPF saudável é um bom indicador e pode influenciar na aprovação de clientes. Diversos bureaus de crédito fornecem esse score, como a Serasa e o Boa vista. Assim como outras ferramentas na internet que podem oferecer o seu status, como o ConsultandoScore, entre outras. Verificar o score pelo CPF pode ser uma boa pedida para os usuários que desejam empréstimo rápido.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando — A serviço da informação!