dezembro 3, 2022

Para quem gosta dos dramas, ou somente de pratos diferentes para experimentar, a Coreia do Sul fornece ambos, e com uma qualidade realmente invejável

Normalmente confundido pelas pessoas com as produções japonesas, o K-drama possui muitas características que os difere dos famosos doramas. Eles geralmente têm somente uma temporada, com 10 a 20 episódios, e bem mais longos do que os 40 minutos habituais do restante das produções orientais.

Mas para sobreviver a estes longos minutos, eles precisam ser cativantes e instigantes, o que não falta para estas séries, que são verdadeiros fenômenos por onde quer que passem. Fora que elas nos permitem conhecer diversos aspectos da cultura da Coreia do Sul, incluindo a sua culinária.

Por isso, separamos aqui cinco pratos para quem gosta de cozinhar, ou até mesmo pedir em algum restaurante especializado neste tipo de culinária. Então, vamos lá?

Churrasco coreano

Prato bastante comum de aparecer nos K-dramas, o churrasco coreano é uma ótima opção. Para os cozinheiros(a) de plantão, nem precisa fazer aquela pergunta tão pertinente hoje em dia: “como economizar gás de cozinha fazendo este prato?”. Isso porque ele costuma ser grelhado no carvão, em grelhas embutidas nas mesas, ou até mesmo em fogões portáteis.

Seus acompanhamentos (banchan) também podem ser grelhados, como kimchi, algas marinhas, batatas, ovos, e o que mais você gostar. O jeito mais popular de se comer a carne é em ssam, que são trouxinhas de carne enroladas em alface ou perilla, ervas com folhas cheias de vitaminas, com um pouco de molho por cima.

Fazer um ssam para outra pessoa é uma demonstração de afeto ou amizade; por isso, geralmente, cenas em restaurantes de churrascos coreanos são tão comuns de se encontrar, independentemente do gênero.

Kimbap

Sabe os sushis que comemos em restaurantes japoneses? O kimbap é bastante parecido, com algumas diferenças pontuais. O arroz é temperado com óleo de gergelim, e geralmente as proteínas usadas nunca são cruas, diferentemente do sushi, podendo ser atum ou presunto em lata, carne grelhada, salsicha ou até kimchi.

Ele é bastante popular nos k-dramas, e ainda mais comum de se encontrar em lojas de conveniência da Coreia, justamente por ser uma refeição de baixo custo, e com uma grande variedade de sabores para os mais variados gostos.

Kimchi

Citado anteriormente, o kimchi é uma conserva de vegetais fermentados, temperados com pimenta, alho, sal e açúcar, variando de acordo com a região. É um dos pratos mais populares da Coreia, combinando com praticamente todas as refeições e pratos. Existem até mesmo pratos derivados como arroz frito com kimchi e panqueca de kimchi.

Se você não se lembra deste prato, ele apareceu em Let’s Eat x2 (2015), onde Goo Daeyoung, personagem de Yoon Doojoon, discursa sobre a importância do prato com a seguinte frase: “kimchi é ouro”.

Tteokbokki

Este prato faz parte do cardápio das “street foods”, podendo ser encontrado facilmente em barracas ou em restaurantes de rua na Coreia. O tteokbokki é um nhoque feito de massa de arroz, e geralmente é preparado com molho de pimenta.

Ele aparece em Let’s Eat (2013), onde Baek Soo Ji, personagem de Seo Hyun Jin, sai correndo para comer este prato em uma barraquinha, sendo um dos melhores dramas para se familiarizar com este prato.

Frango frito coreano

Ok, você agora deve estar pensando: “mas frango frito não é um prato coreano; eu mesmo posso ir em um shopping e pedir um balde dele”. E você não está errado; entretanto, existe todo um contexto histórico que o tornou bastante popular na Coreia.

No decorrer da Guerra da Coreia, durante o fim da década de 1940 e o começo de 1950, este alimento foi popularizado, graças à presença americana no país. Mas foi somente durante os anos 70 que ele se popularizou pelo seu preço baixo.

Isso porque sua composição era somente frango e óleo, que tinham um preço muito baixo, se tornando atrativo para consumo. E com isso, abriu-se diversos restaurantes, onde cada um criou sua própria receita para se destacar dos concorrentes, ajudando ainda mais a popularizar o alimento.

Atualmente, ele é bastante consumido com nabos e rabanetes, e também na forma de petisco, acompanhado com cerveja ou soju. Ele aparece em Crash Landing On You, ou Pousando no Amor (2020).

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação! 

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *