Revisão geral dos trens da série 3000 da CPTM está em desenvolvimento

Revisão geral dos trens da série 3000 da CPTM está em desenvolvimento

A revisão geral dos trens da série 3000, que atualmente prestam serviços na Linha 10-Turquesa entre as estações Brás e Rio Grande da Serra, cortando parte do ABC Paulista está em desenvolvimento.

Em julho do ano passado, durante um encontro com portais especializados em mobilidade urbana, entre os quais o Rede Noticiando participou, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, disse que os trens da série 3000 iriam começar a ir para a revisão geral em dezembro daquele ano (2019).

O ano virou, chegamos a 2020 e até onde se tem informação, o processo de revitalização dessa série ainda não começou.

O Rede Noticiando procurou a CPTM para obter informações sobre andamento do processo de revisão geral dos trens da série 3000, que entraram em operação comercial no ano de 2001, e em nota a Companhia disse que “o projeto para revisão geral e de melhorias nos trens da série 3000 está em desenvolvimento e assim que concluído terão início os serviços no primeiro trem”.

Breve histórico da série 3000

Ao todo são 5 trens de oito carros, mas apenas duas unidades são vistas operando de forma efetiva.

Os trens foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.

Fabricados pela Siemens/SGP/Mitsui os trens entraram em serviço no ano de 2001 e já prestaram serviços nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM

Esse trem é famoso pelo som quando ele parte da estação, semelhante a um violino.

Por enquanto, boa parte dos trens dessa série vão seguir encostados no pátio da Luz, aguardando a revisão geral.

Manutenção dos trens em dia

A Companhia aproveitou ainda para informar em nota ao site que “todas as séries de trens da CPTM estão com a manutenção em dia, realizadas de acordo com a periodicidade definida no plano de manutenção da frota” – concluiu a empresa.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *