A Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi a que registrou o maior número de problemas na operação. Foi o que mostrou um levantamento da equipe do Anda SP.

O levantamento levou em consideração dados entre os meses de maio e junho deste ano e os resultados mostraram a Linha 3-Vermelha, que liga Itaquera até a Barra Funda, como líder dos problemas. Ao todo foram registrados 124 horas de velocidade reduzida, operação parcial ou paralisação total das atividades.

A Linha 5-Lilás, operada pelo consórcio ViaMobilidade, apareceu em segundo lugar. Ao todo foram mais de 50 horas de falhas operacionais e, na sequência, a Linha 15-Prata que superou a marca de 47 horas de problemas.

Em contrapartida, no mesmo período, o levantamento mostrou as linhas que tiveram mais efetividade na operação. A Linha 4-Amarela, operada pelo consórcio ViaQuatro, circulou 10 minutos com velocidade reduzida, a Linha 2-Verde com 24 horas de operação atípica e a Linha 1-Azul, registrou 24 horas de tempo total de problemas.

Linha 3-Vermelha na liderança do ranking

O levantamento feito pela equipe do Anda SP levou em consideração todos e quaisquer interrupções ou problemas que afetaram as linhas entre os meses de maio e junho. Um fator que pode ter influenciado no ranking e ter colocado a Linha 3-Vermelha no topo da lista, é que aos domingos ela vem operando de forma parcial por conta da instalação do novo sistema de sinalização, o CBTC.

O CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, quando estiver totalmente concluído, vai ajudar a diminuir ainda mais o intervalo na Linha 3-Vermelha, já que ele permite menor aproximação entre os trens e com segurança. Desta forma, a oferta de trens e consequentemente de lugares na linha, que é uma das mais movimentadas do sistema metroviário, vai aumentar.

Site do Metrô mostra o outro lado

Se formos consultar o site do Metrô, através dos dados por lá divulgados, isso quando há velocidade reduzida, operação parcial ou paralisação total dos trabalhos, seja qual for o motivo, a Linha 1-Azul é quem aparece no topo das ocorrências, considerando o mesmo período do levantamento feito pelo Anda SP, ou seja, entre maio e junho. Confira:

  • Linha 1-Azul: 42 ocorrências
  • Linha 3-Vermelha: 23 ocorrências
  • Linha 5-Lilás: 20 ocorrências
  • Linha 2-Verde: 10 ocorrências
  • Linha 4-Amarela: 2 ocorrências

Importante ressaltar que os dados são quando a falha é comunicada e divulgada pelo Metrô e também pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Todas as operadas de metrô em São Paulo só divulgam falhas ou ocorrências, quando elas são consideradas ”incidentes notáveis”.

Não entraram na contagem, aquelas ”pequenas falhas” que são consideras pontuais e de rápida resolução.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.