A Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi a que registrou o maior número de problemas na operação. Foi o que mostrou um levantamento da equipe do Anda SP.
O levantamento levou em consideração dados entre os meses de maio e junho deste ano e os resultados mostraram a Linha 3-Vermelha, que liga Itaquera até a Barra Funda, como líder dos problemas. Ao todo foram registrados 124 horas de velocidade reduzida, operação parcial ou paralisação total das atividades.
A Linha 5-Lilás, operada pelo consórcio ViaMobilidade, apareceu em segundo lugar. Ao todo foram mais de 50 horas de falhas operacionais e, na sequência, a Linha 15-Prata que superou a marca de 47 horas de problemas.
Em contrapartida, no mesmo período, o levantamento mostrou as linhas que tiveram mais efetividade na operação. A Linha 4-Amarela, operada pelo consórcio ViaQuatro, circulou 10 minutos com velocidade reduzida, a Linha 2-Verde com 24 horas de operação atípica e a Linha 1-Azul, registrou 24 horas de tempo total de problemas.
Linha 3-Vermelha na liderança do ranking
O levantamento feito pela equipe do Anda SP levou em consideração todos e quaisquer interrupções ou problemas que afetaram as linhas entre os meses de maio e junho. Um fator que pode ter influenciado no ranking e ter colocado a Linha 3-Vermelha no topo da lista, é que aos domingos ela vem operando de forma parcial por conta da instalação do novo sistema de sinalização, o CBTC.
O CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, quando estiver totalmente concluído, vai ajudar a diminuir ainda mais o intervalo na Linha 3-Vermelha, já que ele permite menor aproximação entre os trens e com segurança. Desta forma, a oferta de trens e consequentemente de lugares na linha, que é uma das mais movimentadas do sistema metroviário, vai aumentar.
Site do Metrô mostra o outro lado
Se formos consultar o site do Metrô, através dos dados por lá divulgados, isso quando há velocidade reduzida, operação parcial ou paralisação total dos trabalhos, seja qual for o motivo, a Linha 1-Azul é quem aparece no topo das ocorrências, considerando o mesmo período do levantamento feito pelo Anda SP, ou seja, entre maio e junho. Confira:
- Linha 1-Azul: 42 ocorrências
- Linha 3-Vermelha: 23 ocorrências
- Linha 5-Lilás: 20 ocorrências
- Linha 2-Verde: 10 ocorrências
- Linha 4-Amarela: 2 ocorrências
Importante ressaltar que os dados são quando a falha é comunicada e divulgada pelo Metrô e também pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Todas as operadas de metrô em São Paulo só divulgam falhas ou ocorrências, quando elas são consideradas ”incidentes notáveis”.
Não entraram na contagem, aquelas ”pequenas falhas” que são consideras pontuais e de rápida resolução.
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.