abril 16, 2024

Os empregadores têm o direito de demitir funcionários, mas devem notificar que o emprego está terminando. 

Uma exceção ao requisito de aviso prévio se aplica quando o empregador pode provar justa causa. A justa causa refere-se a conduta que seja de natureza ou extensão tão grave que essencialmente rompe a relação de trabalho.

Veja a seguir, se quem é demitido por justa causa consegue outro emprego, quais são as causas que podem levar uma demissão a ser por justa causa e o que você pode fazer causa seja demitido por justa causa. veja notícia de emprego importantes para seu dia a dia 

Quem é demitido por justa causa consegue outro emprego?

Não, ser demitido por justa causa não é motivo para que você não consiga outro emprego, mesmo que essa demissão conste em sua carteira de trabalho. 

A demissão por justa causa não vai impedir de arrumar outro emprego, porem pode muito dificil ser contratado por outra instituição. pois muitas empresas procuram saber seu histórico de trabalho, por exemplo com ligações para seu antigo emprego

O que é aviso de rescisão?

Aviso de rescisão é o período de tempo que um empregado ou empregador é obrigado a dar ao outro antes de terminar o emprego. Os funcionários continuam trabalhando em seu horário normal e exercem suas funções regulares com a mesma taxa de remuneração durante o período de aviso prévio.

Quais são alguns exemplos de possível causa justa?

As circunstâncias e os fatos específicos de cada caso devem ser considerados para determinar se há justa causa. 

A justa causa pode variar dependendo da conduta do empregado, do tipo de negócio, da posição do empregado e das políticas ou práticas do empregador, entre muitos outros fatores. Seguem alguns exemplos que podem constituir justa causa:

  • Roubo
  • Desonestidade
  • Violência
  • Dolor
  • Descaso habitual do dever
  • Desobediência
  • Conflito de interesses

O que os empregadores precisam considerar antes de decidir que há justa causa?

Circunstâncias Graves

Cada situação deve ser analisada caso a caso. Atos muito graves, como os que envolvem dolo ou violência, podem acontecer uma vez e ser suficientes para demonstrar justa causa. Esses tipos de comportamentos podem prejudicar a relação de trabalho a ponto de não poder continuar razoavelmente.

Outras circunstâncias

Outros comportamentos, como chegar atrasado, faltar ao trabalho e mau desempenho, não são necessariamente graves o suficiente para serem encerrados sem aviso prévio.

 Para que se aplique a justa causa nestes casos, o empregador deve poder demonstrar que foram tomadas as medidas adequadas para corrigir o comportamento, incluindo: 

  • Conscientizar o funcionário sobre a expectativa
  • Fornecer ao funcionário tempo e recursos razoáveis ​​(quando apropriado) para atingir o padrão necessário, e
  • Alertar o funcionário sobre as consequências específicas por continuar o comportamento inaceitável
  • Em suma, os funcionários não devem se surpreender com uma rescisão por justa causa nesses tipos de circunstâncias.

E se o empregador tolerar o comportamento?

Os empregadores devem aplicar consistentemente as regras e práticas do local de trabalho para demitir um funcionário sem aviso prévio. É difícil provar justa causa quando o empregador não faz nada para mudar um determinado comportamento ou escusou o mesmo comportamento no passado.

Seu empregador pode demiti-lo por conseguir outra oferta de emprego?

Mesmo que você esteja feliz com seu emprego atual, pode chegar um dia em que você deve escolher entre o emprego que tem e o emprego que lhe é oferecido.

 Essa já é uma decisão difícil de tomar. Pode se tornar mais difícil quando você começa a se perguntar o que seu empregador atual faria se descobrisse. Você pode se perguntar se eles podem ou não demiti-lo por receber uma oferta de emprego. Eles podem te demitir? Abaixo, essa pergunta será respondida.

A resposta curta

Sim, eles podem demiti-lo. Mas isso não é nenhuma surpresa! Desde que você não seja sindicalizado, seu empregador pode demiti-lo por qualquer motivo e a qualquer momento. Mas se eles optarem por rescindir seu contrato de trabalho, você terá direito a um aviso razoável de período de rescisão ou ao pagamento em vez de aviso prévio, desde que você não esteja sendo rescindido por “causa”.

A questão, portanto, não é se você pode ser demitido por receber uma oferta de emprego, a resposta é sim. Em vez disso, a verdadeira questão é se receber ou não uma oferta de emprego permite que seu empregador o demita por justa causa, privando-o de seu direito a aviso prévio razoável ou pagamento em substituição.

Receber uma oferta de emprego constitui justa causa?

Os empregadores têm o direito de despedir sumariamente um empregado se o empregador tiver “justa causa” para fazê-lo. Nesse caso, eles não são obrigados a fornecer ao funcionário um aviso razoável ou pagamento em vez de aviso prévio.

Os fundamentos sobre os quais a justa causa pode ser estabelecida são bem fundamentados. Incluem motivos como insubordinação, incompetência, insolência, absenteísmo, negligência, negligência do dever, desonestidade, atividade criminosa e violência, entre outros.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *