maio 18, 2024

Segundo uma pesquisadora do IBGE, a alta rotatividade para mulheres explica esse cenário

Existem mais mulheres em situação de desemprego do que homens; foi o que mostrou uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em agosto deste ano. A taxa de desocupação entre profissionais do sexo feminino é 54% maior do que a dos homens. 

Esse cenário se mostrou presente nas cinco regiões pesquisadas pelo IBGE. As maiores taxas foram observadas na Bahia, com 15,5% do número de desempregados total. Logo depois vem Pernambuco, com 13,6%, e Sergipe, com 12,7%. As menores taxas foram observadas em Santa Catarina, com 3,9%, e em Mato Grosso, com 4,4%.

Por que o desemprego atinge mais mulheres?

Em uma entrevista feita para o G1, a pesquisadora Adriana Beringuy, do IBGE, explicou que o fato de ter mais mulheres desocupadas é por conta de uma rotatividade que é bem maior em relação aos homens. Ela explica que embora muitas vezes as mulheres tenham mais escolaridade, a intermitência por conta de filhos, ou afazeres domésticos, implica em uma falta de manutenção no mercado de trabalho.

As mulheres infelizmente possuem mais dificuldades de ingressar no mercado, pois, em alguns casos de entrevistas de empregos, elas são submetidas a questionamentos sobre quantos filhos possuem, ou se possuem filhos pequenos, entre outros.

O desemprego também atinge jovens pretos

Ainda no balanço, foi observado que a taxa de desocupação também atinge jovens pretos e pardos. Do número total de pessoas que estão a procura de uma vaga, 67,2% é composto por negros ou pardos, enquanto 34,8% é composto por brancos.

O levantamento ainda mostrou que, desse número, a maioria está tentando ingressar no mercado de trabalho por dois anos ou mais.  

Quais são as principais causas do desemprego no Brasil?

Diversos fatores contribuem para o desemprego, porém é difícil definir um fator determinante, e sim um conjunto de coisas que configuram isso. Depende de como está a economia do país, se possui investimentos estrangeiros e todo o cenário diplomático para poder explicar. 

Crises internacionais, cenário político instável, automatização da mão de obra, entre outros, podem explicar os motivos do desemprego. Algumas pessoas acreditam que a falta de mão de obra qualificada também entra como um problema para diminuir a taxa.

A busca por vagas de emprego em SP, RJ, ou em outros estados tem aumentado a cada dia. A pandemia e a guerra da Ucrânia com a Rússia podem explicar o cenário caótico de desemprego. As mulheres e os negros, que geralmente compõem o que chamamos de minoria, acabam sendo diretamente afetados dentro de um cenário capitalista.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *