fevereiro 4, 2023

A exemplo das demais cidades litorâneas brasileiras, o município catarinense tem registrado aumento na procura por massagens estéticas, relaxantes e terapêuticas por pessoas em busca de melhor qualidade vida,saúde e bem-estar

A proximidade do Verão, que oficialmente começa em 21 de dezembro (quarta-feira), tem levado um contingente cada vez maior de pessoas a buscar por terapias que promovam mais qualidade de vida, saúde e bem-estar físico e mental.

Este movimento ocorre praticamente em todo Brasil, mas é nas cidades do litoral (e nas localizadas nas proximidades) que tal processo tem um forte apelo, especialmente entre as mulheres, que buscam obter um corpo considerado esteticamente mais bonito, a fim de colocar um biquíni e fazer sucesso nas praias e piscinas.

Município do litoral de Santa Catarina, Balneário Camboriú é um exemplo do franco crescimento pela procura de terapias holísticas, como as massagens, que contribuem fortemente para elevar a saúde física e mental de seus praticantes, sejam elas estéticas, relaxantes ou terapêuticas. O site Guia de Massagem, relata que recebem em média 650 buscas mensais por massagistas em Balneário Camboriú.

Com 83 mil habitantes e um dos locais preferidos dos turistas argentinos, a cidade encontra-se a 90 quilômetros da capital Florianópolis. Embora seja uma cidade de pequeno porte, Balneário Camboriú tem sido pródiga em abrir novas oportunidade para massagistas, especialmente aqueles que se especializaram em determinadas técnicas.

O turismo também é uma grande força econômica para a região. Entre as principais atrações estão o Molhe da Barra Sul, que tem uma vista panorâmica de toda a orla da cidade, como a Praia Central e seus arranha-céus, além da Ilha das Cabras.

Já o Parque Unipraias, um dos mais famosos pontos turísticos de Balneário Camboriú, tem seus bondinhos como os do Pão de Açúcar, no Rio. Este complexo interliga três estações com modernos bondinhos aéreos com visão panorâmica de 360 graus da cidade.

Conheça algumas massagens

Em geral, o verão estimula um aumento pela procura por massagens como sueca, shiatsu, ayurvédica, drenagem linfática, modeladora, além das sensuais (tailandesa, sensitive e tântrica). As técnicas só fazem bem aos praticantes.

A massagem sueca tornou-se o padrão na indústria da massagem, especialmente em clínicas de estética e spas. Mas que se esperar durante uma massagem sueca? Qual é a diferença entre ela e outras técnicas?

Ela envolve movimentos longos e fluidos, bem como amassamento, leves pancadinhas e outras técnicas rítmicas com o objetivo de aliviar a tensão muscular. É dividida em cinco tipos de técnicas – effleurage, petrissage, tapotement, fricção e vibração, que estimulam a circulação e o amolecimento do tecido conjuntivo.

As massagens shiatsu são originárias do Japão e contam apenas com o uso da pressão dos dedos em determinados pontos do corpo, movimentos de balanço, alongamentos e rotações das articulações para reenergizar o corpo. É aplicada sobre todo o corpo, em vez de se concentrar apenas em uma área.

O shiatsu aumenta a capacidade do corpo de se curar. O massagista tem como alvo muitas partes do corpo usando seus dedos, palmas das mãos e polegares para curar e corrigir o corpo. É uma forma de relaxamento, alívio do estresse e até de tratamento de doenças/dor.

A técnica ajuda no tratamento de problemas nas articulações, artrite, ciática, dores agudas e crônicas no pescoço e nas costas, sinusite e bronquite. Envolve a aplicação de pressão em pontos do corpo para curá-los, criando fluxo de energia e corrigindo todas as desarmonias do corpo.

Outros benefícios do shiatsu incluem alívio da insônia, problemas digestivos, má postura, aliviar dores de cabeça, tosses e resfriados, enjoos matinais, lesões de entorse e melhorar a circulação.

Já a ayurveda é um sistema de medicina alternativa com raízes históricas no subcontinente indiano. As terapias variaram e evoluíram ao longo de mais de dois milênios. Elas incluem medicamentos fitoterápicos, dietas especiais, meditação, ioga, massagem, laxantes, enemas e óleos medicinais.

Durante uma massagem ayurvédica, misturas de óleos orgânicos são infundidas com ervas aquecidas para promover relaxamento e desintoxicação. Os óleos são escolhidos para equilibrar o dosha dominante de uma pessoa. Na temperatura certa, entram no corpo através da pele e dos poros, ligam-se às toxinas e são liberados para desintoxicar o corpo.

O estilo e o fluxo de uma massagem ayurvédica são determinados pelas necessidades de um indivíduo. O massoterapeuta normalmente usará técnicas de massagem, incluindo tapping, amassamento e apertamento, bem como movimentos de massagem tradicionais.

O fluxo de movimento pode ser rápido ou prolongado, dependendo das necessidades de uma pessoa. A abordagem geral aumenta a circulação e a drenagem linfática.

Drenagem linfática

A massagem drenagem linfática é aclamada por seus benefícios de alívio do estresse e liberação de nós. Mas você sabia que ela pode quebrar a gordura, suavizar a celulite e dar brilho à pele? A técnica é concebida para desintoxicar o corpo com a combinação certa de técnicas e nível de pressão.

Primeiro, é importante entender como o sistema linfático funciona. É o desintoxicante interno do seu corpo, trabalhando duro para se livrar de “resíduos”, como bactérias e excesso de líquido. Às vezes, o sistema precisa de uma pequena ajuda extra para limpar efetivamente seu corpo de toxinas indesejadas. O objetivo de uma massagem de drenagem linfática é dar uma ‘reinicialização’, para que possa funcionar com mais eficiência.

Foto de Elina Fairytale

A massagem consiste em gestos precisos e habilidosos que habilmente varrem os “resíduos” estagnados para os gânglios linfáticos, o que torna mais fácil para o seu corpo eliminar as toxinas – e rapidamente.

Sensuais em alta

Bastante conhecida no Brasil, a massagem tântrica dá ao praticante diversos benefícios, por meio do autoconhecimento para o despertar da sexualidade e ajustes de bloqueios emocionais. A técnica amplia a sensibilidade, expande e intensifica a sensação orgástica. O objetivo é aflorar a energia sexual, aprofundar a intimidade entre os parceiros e aumentar a atenção plena ao prazer sexual e ao seu corpo.

A massagem sensitiva, a princípio, pode ser descrita como um conjunto de técnicas e movimentos que ativam as áreas sensíveis do corpo por meio do toque. O objetivo é expandir as áreas sensíveis ao prazer e mostrar aos seus praticantes que há muito mais sensibilidade para além das partes mais “óbvias” do corpo, como a boca, as zonas erógenas e as mãos.

Foto de Andrea Piacquadio

A massagem sensitiva é considerada uma técnica semelhante à massagem tântrica tradicional, com a grande diferença de utilizar as pontas dos dedos e toques suaves, em vez de movimentos vigorosos.

Já a massagem tailandesa usa movimentos de massagem físicos reais que são feitos ao longo dessas linhas de energia e meridianos. Inclui técnicas como pressionar, inclinar, rolar, balançar, apertar e circular.

A massagem tailandesa tem muitos benefícios para a saúde, desde diminuir o estresse até aliviar a tensão muscular. Pode até aumentar a energia. Entre seus benefícios estão a redução do estresse, que pode afetar negativamente a saúde mental e física.

Aumenta a energia, conforme pesquisa que mostrou que a massagem tailandesa pode aumentar os níveis de energia física das pessoas. Os resultados revelaram que ela aumentou a energia e a estimulação mental, enquanto a massagem sueca foi mais propensa a melhorar o relaxamento e o sono e aliviar dores de cabeça.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *