dezembro 1, 2022

Luminárias são objetos que, além de ótimos para compor a decoração, são extremamente úteis. Se você quer um ambiente bem iluminado, seja para a área interior ou exterior da sua casa ou escritório, elas são uma boa pedida.

Para harmonizar e tornar o cômodo mais aconchegante ou apenas iluminar, você precisa conhecer os modelos de luminária para saber utilizá-las da melhor maneira e conforme a necessidade do seu ambiente. Veja, neste artigo, os tipos de luminária e algumas ideias de como usá-las.

Luminárias spot

Este tipo de luminária normalmente possui o que chamamos de LED e, por possuir um forte brilho, é indicado para iluminar pontos específicos de um ambiente.

Elas ficam ótimas para dar destaque a uma parede específica da casa, servindo também para chamar a atenção para itens de decoração, como quadros e outros objetos. Para estas luminárias spot, existem no mercado modelos com controle remoto para personalizar a intensidade da luz emitida, o que permite que você crie um ambiente com iluminação à sua escolha.

Luminárias pendentes

Perfeitas para deixar um ambiente mais charmoso, normalmente este tipo de luminária possui detalhes mais sofisticados. Aposte nelas em lugares como a sala de jantar, acima da mesa: com certeza o local das refeições ficará ainda mais convidativo.

Existem diversos modelos destas luminárias no mercado, das mais simples até as multicoloridas, então se você é adepto de uma decoração mais descolada ou minimalista, certamente encontrará muitas para o seu gosto e estilo.

Lustre

Lustres são um tipo de luminária pendente, porém eles merecem uma menção especial, pois são os clássicos e queridinhos dos amantes de objetos requintados. A riqueza em detalhes e pedras brilhantes são as principais características desta categoria.

Ficam ótimos como parte da decoração principal, que gira em torno dele. Além disso, é muito utilizado em salas de estar ou no hall de entrada. Se você busca muita sofisticação, este modelo é a escolha certa.

Luminária do tipo abajur ou de mesa

O momento dos estudos ou trabalho chega para todos, não é mesmo? Se você costuma trabalhar em frente ao computador ou estudar na escrivaninha, um abajur ou luminária de mesa pode ser uma ótima aliada. Assim você não precisará forçar demais a sua visão.

Para os momentos de leitura, com uma luminária na mesa ao lado da cama ou até mesmo na cabeceira — já que também existem os modelos de prender em superfícies — o seu descanso fica completo e mais confortável.

Iluminação para as áreas externas

Agora que você já conhece alguns modelos e utilidades de luminárias para certos momentos do dia a dia ou como item decorativo para os ambientes interiores, conheça também algumas opções para as áreas externas da casa.

Arandela

As arandelas são luminárias simples, mas muito bonitas, para completar a decoração e iluminar corredores e jardins. Por serem afixadas na parede, você pode colocá-las sempre que precisar de mais luz. Nunca ficará exagerado!

Luminária de energia solar

As luminárias que funcionam à base de energia solar são as ideais para o jardim. Elas apenas devem ser presas ao chão e, durante a noite, elas iluminarão o seu quintal com a energia abastecida durante o dia pela luz do sol.

Além de serem uma opção sustentável por não utilizarem energia elétrica, elas também são bem práticas, pois você não precisará investir em um sistema elétrico específico para áreas abertas.

Essas luzes costumam ser potentes e resistentes à água. Você também encontrará modelos em LED e com sensor de movimento, o que é extremamente útil por não precisar ligar manualmente.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *