setembro 30, 2022

Se você entrar no mercado de trabalho este ano, é indispensável que você saiba o que está por vir, ou seja, quais são as principais tendências em 2022.

É normal que fiquemos perdidos durante um tempo em busca de uma vaga que atenda todos os requisitos que você deseja, ainda mais quando realmente não sabemos o que queremos para a vida profissional.

Fato é que este setor sempre passa por mudanças e, nos dois últimos anos, vimos de perto como as empresas precisaram se reinventar para se manter de pé. 

Durante o período de crise que o país vem enfrentando, é completamente compreensível que fiquemos em dúvidas sobre o que queremos investir no nosso tempo. 

Entenda o que você deseja na sua vida profissional

Talvez essa não seja a tarefa mais fácil, afinal, muitas pessoas ingressam no mercado de trabalho cedo, buscando auxílio para ter uma melhor qualidade de vida.

Contudo, isso se torna difícil quando ainda não sabemos o que queremos ou o que esperamos do nosso lado profissional.

Porém, a paciência deve tomar o lugar das inseguranças e medos. É preciso entender que, durante os anos, as profissões sofreram mudanças, desde uma nova área de trabalho até a falência de outros setores.

Como citamos, este mercado está em constante mudança, por isso, é indispensável que você entenda o que você está procurando e quais são as suas metas para atingir o emprego ideal.

Pensando nisso, hoje separamos algumas das principais tendências no mercado de trabalho para quem está buscando uma boa vaga neste ano que se inicia. Confira a seguir!

  1. Trabalho híbrido 

Uma das principais formas de manter os funcionários em uma empresa durante a pandemia foi o modelo home office. 

Mesmo após a vacinação em massa, algumas empresas começaram a adotar o método híbrido de trabalho, já que algumas pessoas se sentem mais confortáveis para trabalhar de forma presencial.

Claro que todas as empresas que vão adotar esse método híbrido, intercalando home office e trabalho presencial, precisam tomar as devidas precauções para a segurança de todos os colaboradores.

Nós, como funcionários, podemos escolher qual a forma que mais se encaixa com as nossas necessidades, seja qualquer um dos métodos oferecidos pela empresa.

  1. Atração entre empregador e funcionário

Resultado do método híbrido de trabalho, é essencial que tanto a empresa, quanto o funcionário, tenham características atrativas um para o outro.

Como as pessoas mudaram suas perspectivas sobre a vida profissional nos últimos dois anos, a exigência por um ambiente sólido e mais tranquilo é algo indispensável para muitos que estão buscando uma nova oportunidade de trabalho.

Por outro lado, as empresas precisam ter firmeza nas suas contratações a fim de manter a qualidade dos serviços prestados. 

Para isso, os candidatos precisam se reinventar também, destacando as suas principais habilidades e focando exatamente em como elas farão a diferença na função que será desempenhada.

  1. Inteligência artificial e setores em alta

A previsão é que a inserção da inteligência artificial no mercado de trabalho gere até 97 milhões de empregos até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, o que fará com que outras funções também passem por mudanças.

Mesmo com o auxílio dessa nova ferramenta tecnológica, as empresas que estão mais à frente ainda precisarão de capacidade humana, com habilidades técnicas e comportamentais.

É esperado que algumas áreas, como tecnologia, bens de varejo, agronegócio e logísticas, estejam em alta, ou seja, se você está procurando uma vaga em uma dessas áreas, fique atento às oportunidades neste ano.

Como se preparar para entrar no mercado de trabalho em 2022

Seja para quem está começando ou para quem quer se reintroduzir no mercado, é necessário buscar uma base de conhecimentos para fazer o seu currículo ser atrativo no meio de tantos candidatos.

Por isso, garanta que o seu currículo tenha as devidas informações e faça-o se tornar destaque, mesmo que com pouca experiência. É interessante pesquisar algumas formas de fazê-lo.

Outro ponto persistente é que, independente da área que você queira seguir, ou mesmo se ainda estiver indeciso, fato é que a preparação profissional é de extrema importância para qualquer segmento.

Tanto para um bom currículo ou para ter uma boa base para entrar no mercado de trabalho, é importante investir em cursos que estão disponíveis na internet. Alguns oferecem até mesmo em áreas mais direcionadas, como direito, jornalismo e administração.

Atualmente, é possível encontrar diversas opções em várias áreas de atuação. Se você não obtém experiência, garantir uma certificação com cursos online com certificado é uma ótima forma de começar a expandir o seu currículo.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.