setembro 30, 2022

Ter um aquário em casa é uma maneira de deixar o ambiente mais bonito e também ter bichinhos de estimação aquáticos em casa: com ele, peixes, tartarugas e outros animais passam a nadar na sua casa.

Mas, por servirem como objetos de decoração e moradia de pets, é necessário que os aquários simples ou aqueles cheios de equipamentos sejam limpos regularmente, garantindo a qualidade de vida dos peixes e a beleza do aquário como objeto decorativo.

Por isso, preparamos este texto para te ensinar a lavar o aquário da maneira correta. Assim, você não terá mais problemas para fazer a higienização dessa peça tão importante para os seus peixes e para a sua casa.

Quando a limpeza do aquário deve ser feita?

Primeiramente, vamos entender o que é um aquário. Para que os peixes possam viver por lá, é necessário que o aquário se transforme em um ecossistema completo, com elementos que interagem entre si: temperatura, pH e oxigenação devem estar regulados, criando um ambiente onde é possível que esses animais vivam.

Porém, com a vivência nesse ecossistema, a poluição começa a surgir: os peixes passam a deixar restos de alimentos e fezes na água, assim como a água começa a revelar impurezas devido à ação natural de seus elementos químicos. Isso leva à necessidade de limpar o aquário com certa regularidade.

Mas é preciso tomar cuidado: esse ecossistema não deve ser prejudicado durante a limpeza. Por isso, limpar o aquário com frequência ou mexer muitas vezes na água deve ser evitado. Limpe-o apenas quando a água começar a ficar esverdeada, já que o limo é prejudicial para os peixes e outros animais.

Como limpar o aquário: passo a passo

Agora que você já sabe com qual frequência limpar o aquário, é necessário saber como fazer isso. Por isso, criamos um passo a passo para você. Vamos lá!

Limpe o fundo

O primeiro passo para qualquer limpeza de aquário é limpar seu fundo. E, para isso, é importante contar com um sifão, equipamento próprio para a limpeza de aquários e que funciona por sucção.

Para limpar o fundo do aquário, é necessário primeiro desligar as luzes, filtros e controles de temperatura e separar um recipiente. Nesse recipiente, você deve colocar uma das pontas do sifão, enquanto deixa a outra ponta, mais grossa, dentro do aquário. O sifão irá sugar as impurezas do fundo para dentro do recipiente, realizando a limpeza desta parte do aquário.

Limpe os acessórios e os vidros

Com a ajuda de uma escova de cerdas duras, sem nenhum outro produto de limpeza, limpe itens como troncos, pedras e outros acessórios decorativos que ficam no seu aquário. Esses acessórios costumam acumular algas e outras impurezas que, além de prejudicarem a visão e a decoração, podem alterar a água.

Utilize a mesma escova para limpar os cantos do aquário e os vidros, sempre evitando usar produtos que não sejam próprios para aquarismo: detergentes, desinfetantes e outros produtos de limpeza são tóxicos para os peixes e podem matá-los.

Renove a água

Para realizar a oxigenação da água e remover impurezas que não são visíveis a olho nu, é necessário renovar a água. Mas isso não significa que seja necessário trocar a água.

Nesse passo, é necessário usar novamente o sifão. Retire 30% do volume de água velha com a ajuda do instrumento. Enquanto esse processo é feito, prepare a água nova, que irá repor a retirada. Ela deve ser uma água limpa, sem cloro, com a temperatura e o pH ideais para o seu aquário.

Certifique-se de que as condições da água estão boas e reponha-a aos poucos, tomando cuidado para não incomodar os peixes: afinal, é na casa deles que você está mexendo.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.