Após a conclusão das obras e a interligação da Linha 5-Lilás a outras duas linhas metroviárias, o número de passageiros nos ônibus que circulam na Zona Sul da cidade de São Paulo despencou. É o que mostra um levantamento feito pelo Jornal Agora.

A Linha 5-Lilás de metrô, operada pelo consórcio ViaMobilidade, finalmente ficou pronta e é interligada às linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara) e 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) em Santa Cruz e Chácara Klabin respectivamente.

Com isso, as linhas de ônibus que utilizam o traçado da linha metroviária sofreu com esse impacto e os passageiros migraram do ônibus para o metrô. A mudança se deu pelo conforto, segurança e, principalmente, velocidade do modal.

A reportagem analisou dados da gerenciadora dos transportes sobre ônibus da capital paulista e identificou que as linhas já perderam seis em cada dez passageiros só no primeiro bimestre desde ano.

Em média, as linhas que atendem a zona sul perderam 14% de passageiros nos dois primeiros meses deste ano em comparação com janeiro e fevereiro de 2018. No resto da cidade a redução foi de 3,6%. A Linha 675L/10 Terminal Santo Amaro – Metrô Santa Cruz, a redução de passageiros foi na ordem de 57%.

Usuários migraram para o transporte sobre trilhos com interligação.
Caio Millennium IV da Metrópole Paulista (Foto: Igor Roberto)

Em números absolutos, isso representa uma redução de 400 mil passageiros no bimestre (ou 6,6 mil por dia). A própria empresa dona dos veículos que operam na linha, trocou os ônibus super-articulados por do tipo Padron.

A reportagem cita ainda uma outra linha, a 675K/10 que sai do Terminal Jardim Ângela e é parcialmente atendido pela Linha 5-Lilás. No caso desta linha, ela passou a transportar 1.565.686 neste ano, uma queda de 17% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram transportados 1.893.989 passageiros.

Alguns passageiros comentaram sobre as mudanças e os impactos que uma linha de metrô trouxeram para a região. Eles citam ainda que o sistema metroviário é mais rápido e não está sujeito a trânsito.

Ganhe R$ 10,00 de desconto

Precisando recarregar o seu Cartão de TransporteBaixe aqui o aplicativo RecargaPay e ganhe R$ 10,00 em desconto utilizando o nosso código NOTICIANDO. Válido apenas no primeiro uso do aplicativo.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Eduardo Paulino

Sou formado em administração de empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. E irá melhorar mais ainda se se prolongar o terminal que é hoje feito na Chácara Klabin até a Estação do Ipiranga da Linha 10-Turquesa da CPTM a se juntar ao futuro terminal da Linha 15-Prata do monotrilho.

    Tal atitude visa o conforto dos usuários de se evitar transbordos simultâneos da Linha 2-Verde do Metrô que deverá estar saturada quando for prolongada até Guarulhos, e cruzar com a Linha 3-Vermelha a comprovadamente a mais saturada do sistema!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.