setembro 24, 2020

O número de mercadorias apreendidas nos trens da CPTM em 2019, foi 19% a mais do que foi registrado no ano de 2018.

O volume de mercadorias que seriam vendidas ilegalmente nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em 2019 foi de 2,41 milhões. Para efeito de comparação, em 2018 foram apreendidas cerca de 2,03 milhões de itens, um aumento de 19%.

O aumento na fiscalização, que foi de 57% no ano passado, ajuda a explicar a alta no volume de itens apreendidos dentro das dependências da estatal.

E esse aperto tem gerado conflitos: No último sábado, dia 11, um grupo formado por ambulantes atacaram vigilantes, prestadores de serviço da CPTM, na estação Pirituba, Linha 7-Rubi.

Desde o dia 2 de janeiro de 2020, policiais militares, por meio da Dejem, têm reforçado a segurança em pelo menos 47 estações da CPTM. Isso, pelo menos por enquanto, não demonstrou efetividade no combate essa atitude ílicita.

Vale lembrar que o comércio ambulante nos trens da CPTM é proibido por lei. Leia abaixo:

A lei n° 1832, de 4 de março de 1996, é o instrumento legal que aprovou o regulamento dos transportes ferroviários no Estado de São Paulo.

De acordo com o artigo 40 do respectivo regulamento, é proibida a negociação ou comercialização de produtos no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela administração ferroviária.

Art. 40. É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária.

Art. 41. A Administração Ferroviária poderá impedir a entrada ou permanência, em suas dependências, de pessoas que se apresentem ou se comportem de forma inconveniente.

A CPTM pede aos passageiros que além de não contribuírem comprando as mercadorias, que denunciem.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.