Metrô de São Paulo entrega o pátio Guido Caloi para a ViaMobilidade
O pátio Guido Caloi, que fez parte das obras de expansão da Linha 5-Lilás de metrô, foi finalmente repassado à concessionaria ViaMobilidade. A informação foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, por meio de suas redes sociais.
O edifício vai abrigar a oficina de manutenção, além das oficinas de material rodante, sistemas eletromecânicos e áreas administrativas.
O pátio fica bem próximo a estação Santo Amaro da Linha 5 e vai ajudar a desafogar o pátio Capão Redondo que hoje, é o local onde todos os trabalhos estão locados.
Procuramos o Metrô de São Paulo, responsável pelas obras do local, para obter mais informações sobre o início de operação do local e em resposta ao Rede Noticiando a estatal informou que “as obras civis já foram concluídas, o pátio já está sob administração da ViaMobilidade e ajustes estão sendo feitos no sistema de sinalização para inclui-lo na operação comercial da Linha 5”.
Trens da frota F
Ainda por meio de suas redes sociais, Alexandre Baldy, disse que 50% da frota dos trens já foram recebidos pela ViaMobilidade, seguindo o cronograma de modernizações.
Em outubro do ano passado, o secretário informou que em 60 dias a Linha 5-Lilás iria receber o reforço dos oito trens dessa frota, entretanto, até hoje nenhum rodou pela operação comercial.
Essa série foi retirada de circulação em 2017, quando a Linha 5-Lilás passou a operar com o novo sistema de trens, o CBTC, e com isso, entraram em operação os modernos trens da frota P, fabricados pela CAF.
Atualmente a linha 5 opera com 24 trens no horário de pico, enquanto outros ficam na reserva.
Lembrando que quem nos acompanha, já viu aqui que em outras ocasiões foram dados prazos para a volta dessa série, e não foram cumpridas.
O aumento na demanda de passageiros no ramal que liga o Capão Redondo à Chacará Klabin necessita cada vez mais de trens em operação, fica nossa torcida para que, depois de tantos atrasos, finalmente essa frota esteja realmente perto de voltar a operar.
Leia também:
- Prazo para alunos pedirem o Passe Livre e Escolar da EMTU já começou
- Bilhete Único Escolar de Guarulhos já possuí data para recargas
- Saiba como garantir o Bilhete Único do Estudante da SPTrans em 2020
- Confira o andamento das obras da estação Mendes-Vila Natal da CPTM
- Tarifa dos ônibus da EMTU serão reajustadas no domingo, 19 de janeiro
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram