A Linha 12- Safira da CPTM foi a que registrou o maior número de problemas na operação. Foi que o mostrou um levantamento da equipe do Anda SP.

A equipe voltou a fazer um levantamento após mostrar os dados em relação as linhas metroviárias de São Paulo. Desta vez, o foco foram as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Foram levados em consideração os problemas na operação entre os meses de maio de junho deste ano.

Segundo o ranking, a Linha 12-Safira que opera entre as estações Brás e Calmon Viana, registrou cerca de 219 horas de velocidade reduzida, operação parcial ou paralisação total das atividades.

Em segundo lugar do ranking, aparece a Linha 7-Rubi, com 211 horas de falhas operacionais, seguida da Linha 11-Coral com 188 horas de problemas.

Por outro lado, no mesmo período, as linhas que trabalharam de maneira mais eficiente foram a Linha 13-Jade, com 48 minutos de velocidade reduzida, seguida da Linha 10-Turquesa com 61 horas de operação atípica e a Linha 8-Diamante com 159 horas de tempo total de problemas.

A CPTM informou a equipe do Anda SP através de nota que as horas atípicas também englobam as obras de modernização e de manutenção dos sistemas e linhas ferroviárias que acontecem aos finais de semana e feriados.

Linhas metroviárias

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) respondeu a reportagem da TV Globo sobre as ocorrências e diz que ela foi equivocada.

O Metrô contestou os dados informados pela matéria na época, informando que a greve dos metroviários e os trabalhos de instalação do CBTC que ocorre aos domingos na Linha 3-Vermelha, induziram ao erro os dados apresentados pela emissora.

Confira na íntegra a nota:

“O Bom Dia São Paulo de hoje creditou à Linha 3-Vermelha 124 horas de problemas operacionais entre os meses de maio e junho. Cabe ao Metrô esclarecer aos telespectadores e aos passageiros que, equivocadamente, o jornal contabilizou como falha as 103 horas de paralisação programada de parte da Linha 3 para investimentos em modernização, que irá melhorar a qualidade de viagem dos mais de 1,4 milhão de pessoas transportadas. Outras 19 horas de greve dos metroviários também entraram na conta do jornal.

A modernização da linha jamais poderia ser creditada como falha. Os serviços são planejados e divulgados com antecedência e acontecem em trechos, datas e horários de fluxo reduzido para interferir o mínimo possível na viagem dos passageiros, que contam inclusive com ônibus gratuitos no trecho interditado.

Já 19 horas de serviço parcial em função da greve do dia 14 de junho é um fenômeno alheio à vontade da Companhia do Metrô, que empenhou todos os esforços possíveis, inclusive na Justiça, para manter todas as linhas do sistema funcionando.

A reportagem também foi reproduzida, com os mesmo dados equivocados, pelo site G1. Faltou procurar o Metrô para ouvir o lado da empresa e para que o BDSP pudesse entender o que de fato aconteceu.

Reiteramos que a assessoria de imprensa do Metrô se coloca sempre à disposição para ajudar os jornalistas da Globo em suas apurações e reportagens.”

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.