Licitação da fase 2 do Trem Intercidades deve sair até 2021, diz Rodrigo Garcia
A licitação do segundo trecho do projeto de Trem Intercidades (TIC) entre a capital paulista e o Vale do Paraíba deve sair em 2021, é o que disse o vice-governador, Rodrigo Garcia.
Durante um encontro com empresários do Vale do Paraíba, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse que serão feitas as tratativas no meio do ano entre o Governo Federal para a renovação do contrato com a MRS Logística. A operadora é responsável por parte da malha férrea na região.
Segundo Garcia, o novo contrato com a concessionárua deve prever uma faixa para o transporte de passageiros.
“A partir desta assinatura, o governo do Estado inicia seus estudos para que a gente possa, no final de 2020 ou 2021, transformar em realidade o trem aqui para São José dos Campos com uma licitação e com um vencedor”, declarou Rodrigo Garcia.
Destinos
Segundo o vice-governador, não existe uma definição de até onde o Trem Intercidades (TIC) deve chegar. Na fala ele cita três possíveis pontos. “Os terminais de passageiros vão ser alocados aonde for mais viável. Taubaté, São José, Aparecida, até onde a viabilidade econômica nos mostrar que é possível, o trem de passageiros vai chegar”, concluiu Garcia.
Trem Intercidades (TIC)
O primeiro projeto do trem de passageiros rumo ao interior deve ser entre São Paulo e Campinas. O trem deve percorrer boa parte do trajeto atual da linha 7-Rubi, partindo de Palmeiras-Barra Funda, passando por Francisco Morato e Jundiaí e concluíndo a viagem na cidade de Campinas.
A licitação para esse primeiro trecho deve sair ainda neste ano e a concessão prevê que a Linha 7-Rubi seja incluída no pacote. Desta forma, a empresa ou concessionária que vencer o certame, ficará responsável pela operação do trem região e do metropolitano.
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.