fevereiro 21, 2020

O governador de São Paulo, João Doria, durante sua posse na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro de 2019, que um dos esforços de sua gestão será passar para a iniciativa privada serviços, que, segundo seu entendimento, são melhor prestados e geridos por empresas ou grupos empresariais do que pelo Estado.

Uma das empresas que mais irá receber atenção no novo governo para ter os serviços concedidos à iniciativa privada é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entretanto, o maior desafio nisso, será o modelo a ser adotado de concessão.

De uma maneira geral, a CPTM apresenta um déficit de cerca de R$ 1 bilhão por ano, ainda sim, há algumas linhas que fecham no azul, como a 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú).

Vale destacar, que ainda no governo de Geraldo Alckmin, o conselho de desestatização chegou a desenhar um modelo de subsídio cruzado. A empresa que assumisse uma linha mais lucrativa da CPTM, como a 8-Diamante e 9-Esmeralda, deveria levar junto linhas importantes, com maiores custos operacionais, como a 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí) ou 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra). Na época a ideia não foi unânime e nenhum modelo foi concretizado.

Vale destacar que, se somente as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que são as mais lucrativas, forem concedidas, os déficits da estatal podem aumentar.

Outros planos

Um dos plano de governo de João Doria, prevê a criação de uma Agência de Transportes Metropolitanos para gerenciar as atividades das estatais do setor em São Paulo, tais como a EMTU (Corredor ABD, VLT da Baixada Santista e ônibus), CPTM e Metrô e, posteriormente, a atuação das empresas privadas que forem assumindo os serviços.

Sobre o aumento da tarifa dos trens da CPTM e do Metrô em São Paulo, o governador eleito ainda não se pronunciou.

Relembre

– Confira as propostas que o então candidato e agora governador de São Paulo João Doria usou em seu plano de governo nas áreas de Logística, Transportes e Mobilidade Urbana

Leia também

O que esperar do “novo” governo paulista?

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.