novembro 29, 2022

Nos últimos anos temos visto uma grande procura sobre a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho. Com o desenvolvimento de diversas tecnologias melhoramos inclusive o bem-estar dos colaboradores. Uma destas formas é a climatização do ambiente nos locais de trabalho. 

A climatização de ambiente nada mais é do que a instalação de um equipamento que auxilie na temperatura do ambiente. 

Estes equipamentos, que podem ser portáteis ou uma instalação predial a depender do tamanho da empresa, trabalham mecanicamente na evaporação do ar, trocando o calor com o ambiente. Essa troca é o que permite a climatização perfeita do ambiente. 

Alguns podem se perguntar o porquê realizar esse tipo de instalação e a resposta pode estar nos fenômenos climáticos que vivemos. O Brasil é um país de dimensões continentais, e o que acontece na Amazônia, com sua corrente de umidade, pode causar impactos no país inteiro. 

Além disso, em menos de seis meses, já enfrentamos nosso segundo fenômeno, La Niña, que causa chuvas torrenciais no norte, nordeste e sudeste do país e um calor desolador na região sul. 

Não bastando o fato de que moramos num país tropical, com elevadas temperaturas, com este fenômeno climático, cidades do sul do Brasil atingiram 42°C, em locais que alcançaram um verão de 27°C.

Continuando o raciocínio do porquê, chegamos ao ambiente de trabalho. Todas essas alterações de temperatura, fenômenos climáticos e afins afetam nossa qualidade de vida e, portanto, a qualidade do bem-estar no trabalho. 

Climatizar o ambiente está além de instalar um equipamento para refrescar. E esta ação está diretamente atrelada também ao aumento de produtividade e saúde dos funcionários.

Existe até a Norma Regulatória 17, NR17, que é estabelecida por leis, que garante os parâmetros estruturais, físicos e ambientais que as empresas necessitam aplicar para assegurar a saúde dos colaboradores. 

No caso da climatização do ambiente, o Ministério do trabalho estipula inclusive as melhores práticas em determinadas estações, como o verão, no qual a temperatura deve estar entre 20ºC e 24°C e no inverno de 23°C a 26°C, considerando ainda a umidade do ambiente de 40 a 80%. 

Seguindo na linha de saúde, ainda temos que nos atentar para o seguinte fato, muitos ambientes comerciais, onde estão alojados diversos escritórios e afins, são de prédios antigos, anteriores a década de 60, de 70, alguns ainda mais velhos que estes.  

Isso afeta diretamente a saúde, existindo inclusive a Síndrome do Edifício Doente. Ela se trata de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em ambientes fechados, pela ausência de tecnologias na hora da estruturação destes prédios. 

A climatização de ambiente nesse caso auxilia na limpeza do ar e pode evitar problemas como dor de cabeça, nos olhos e coriza.

Benefícios da climatização: O Bem-estar e a produtividade

Dois pontos cruciais são o bem-estar e a produtividade, colaborador que se sente bem, automaticamente tem um aumento desta produtividade e cada vez mais buscamos a qualidade no ambiente de trabalho.

Um ponto interessante a ser abordado é que o bem-estar relacionado a temperatura diminui o número de erros, seja no frio ou no calor excessivo. No primeiro caso está associado a temperaturas muito baixas o número de erros por conta do aumento de espasmos, movimentos involuntários que o frio gera. 

Outro ponto muito importante são os problemas respiratórios gerados por baixas temperaturas, que em alguns casos podem evoluir para doenças graves, como pneumonia.

Já no outro extremo, o calor, o corpo também sofre os sintomas, alterações de pressão, náuseas, sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração e gasto de energia. 

E obviamente todos esses desconfortos deixam qualquer pessoa desconfortável, sem energia e esgotada mentalmente, diminuindo consideravelmente a produtividade.

Um benefício que não pode deixar de ser considerado é o aumento da vida útil dos aparelhos eletrônicos. Como a temperatura se mantém sempre num nível fresco, estes equipamentos não superaquecem, o que em alguns casos geram panes que atrapalham toda a produtividade.

Tipos de climatização de ambiente

Muito se diz no mercado sobre ar-condicionado, porém esta não é a única forma de climatizar. Existem, além desta, outras 3 formas que podem ser adaptadas de acordo com cada realidade.

Climatizador/Aquecedor

Este é semelhante ao ar-condicionado, mas tem como função somente refrescar o ambiente, com uma alteração média de 2°C a 5°C, alguns modelos também possuem a opção de aquecer e uma vantagem é que não retira a umidade do ambiente.

Umidificador

Esta é uma opção que auxilia na sensação térmica do ambiente através da umidade, gerando bem-estar. Locais com umidade inferior a 40% podem aproveitar bem esta opção.

Ar-condicionado

Esta é seguramente a opção mais confortável para a maior parte das empresas, apesar de financeiramente ser menos confortável. É possível instalar modelos portáteis, ou projetar uma sala central, conforme for a demanda do ambiente de trabalho. 

O funcionamento do ar-condicionado se dá pela troca de ar, onde o ar quente, por exemplo, é resfriado ao entrar em contato com o gás refrigerante e sai como um ar mais resfriado. 

A instalação deste, como de qualquer equipamento requer cuidados de manutenção para seu melhor funcionamento, como a verificação do sistema de refrigeração, a limpeza periódica dos equipamentos e verificação de drenos. 

Outro ponto importante em empresas, é que muitas vezes a instalação do mesmo está diretamente associada ao contínuo funcionamento de maquinário, como já vimos a climatização do ambiente pode auxiliar no resfriamento de máquinas que podem ser de uso constante. 

Um dos problemas que também enfrentamos são as quedas de energia, neste caso existem opções como o aluguel de gerador que garantem que tanto o funcionamento das máquinas essenciais ao serviço, quanto a manutenção destes equipamentos, sem deixar de assegurar é claro o bem-estar dos colaboradores.  

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *