junho 29, 2022

Confira truques caseiros que recuperam a cor, sem danificar o tecido

Champagne, marfim, branco neve, off-white… Você sabia que existem 67 tons de branco? Parece até título de filme. O surpreendente é que, na teoria da física, o branco é acromático, considerado uma não cor. É a luz pura, que reflete todas as outras sete cores. Mas quando falamos de cores das coisas, é uma cor, sim, e bem eclética. A roupa branca é um curinga na composição do look e onipresente em quase todo guarda-roupa. O vestuário do quarto segue a mesma tendência de versatilidade, o clássico branco traz um visual harmônico ao mesclar com estampas. Mas na hora de lavar, a facilidade não é a mesma. Quem nunca manchou uma peça? E o branco que fica amarelado com o tempo, o que fazer? Sem segredo e muita praticidade, confira dicas que ajudam a preservar a cor da peça por mais tempo.

Pré-lavagem

O cuidado começa antes da lavagem, com uma orientação que parece óbvia, mas na correria do dia a dia, é esquecida: lave as roupas brancas separadamente. Roupas brancas e coloridas se misturam na vida, mas na lavagem seguem caminhos independentes. As roupas brancas mancham com facilidade, as coloridas podem transferir cor, portanto não dão match na limpeza.

Nas roupas brancas, as manchas são mais perceptíveis. Faça uma triagem; se estiver manchada, cuide antes da lavagem. Existem produtos específicos no mercado, mas algumas soluções caseiras também são eficientes. Você pode ferver a água, com quantidade suficiente para cobrir a roupa, depois colocar de molho por seis horas em uma mistura de sabão em pó com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Então, enxágue e lave normalmente.

Antes de lavar, leia a etiqueta da peça, para saber as recomendações. A água quente, por exemplo, só deve ser utilizada em tecido com mais de 60% de fibras naturais, como linho e algodão. Tem outras que não podem ser passadas a ferro. Os símbolos da etiqueta parecem grego para você? Uma pesquisa rápida no Google ajuda, e é melhor que estragar a roupa.

Amarelou? Tudo se resolve!

Conhecido como condimento, o vinagre é parceiro para toda hora na limpeza. Vai da cozinha à lavanderia em um piscar de olhos. Para retirar o amarelado do vestuário, tem algumas dicas: se a mancha for em uma pequena área, faça uma pasta com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre branco. Espalhe a pasta sobre a mancha e deixe agir por uma hora. Após o período, é só lavar.

No caso de a mancha ser mais extensa, em mais de uma área, é só aumentar a quantidade da mistura. Ponha a roupa de molho por duas horas em um balde com água, meia xícara de bicarbonato e uma xícara de vinagre. Depois, lave e, se for possível, estenda a roupa ao sol, que é um ótimo agente clareador.

Esqueça o cloro

Alvejantes com cloro podem tirar as manchas, mas por ter uma química mais agressiva, geram o “efeito rebote” de desgastar as fibras do tecido. As peças também têm propensão a amarelar. Utilize sempre produtos sem cloro; para manchas mais resistentes, prefira os oxigenados.

Companheiro na lavanderia

Lavar roupa não precisa ser desgastante. Uma das melhores invenções foi poder automatizar essa tarefa, com ganho de praticidade e produtividade. Para quem tem pouco espaço no apartamento, o tanquinho 110 volts é uma excelente escolha. É compacto, com custo mais acessível que a máquina de lavar e funcionalidades semelhantes. Ainda tem a vantagem de poupar energia e água. 

No tanquinho, para deixar a roupa mais branca, adicione bicarbonato, vinagre ou água oxigenada. O vinagre branco amacia a roupa e tira manchas, é só acrescentar 100 ml dele à lavagem. Não se preocupe, que não deixa cheiro. O bicarbonato também desinfeta, amacia e embranquece. Ponha ½ xícara de bicarbonato durante a limpeza. Outra opção é usar água oxigenada volume 10, é só misturar 100 ml com sabão em pó e colocar para lavar. Com esses truques, a roupa mantém a cor branca e a qualidade, com economia de tempo e mais bem-estar.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.