junho 5, 2020

O Relatório Integrado do Metrô trouxe algumas novidades em relação a linha 17-Ouro, entre elas um trecho ausente.

O Metrô de São Paulo divulgou na semana passada o seu relatório integrado de 2019, onde apresenta um balanço sobre a companhia e também apresenta futuras projeções.

O documento mostra um mapa com projeções de futuras linhas metroviárias, mas também apresenta a ausência de trechos, que pelo menos até hoje, davam conta de que um dia poderiam sair do papel.

Neste caso falamos da fase 3 da linha 17-Ouro, que levaria o monotrilho após Morumbi, atravessando o Rio Pinheiros, passando por um trecho vital, que é a comunidade do Paraisópolis, que enfrenta vários problemas de mobilidade, chegando até a estação São Paulo-Morumbi, onde se conectaria com a linha 4-Amarela.

Mapa da futura rede metroferroviária de São Paulo (Foto: GESP)

Por outro lado, a fase 2, entre a estação Jardim Aeroporto e Jabaquara continua constando no mapa futurista.

Atualmente o governo de São Paulo por meio da Companhia do Metropolitano (Metrô) trabalha na construção da fase 1, o chamado trecho prioritário entre as estações Morumbi – Congonhas – Jardim Aeroporto.

O empreendimento do Trecho Jardim Aeroporto – Congonhas – Morumbi (monotrilho) está projetado para uma extensão de 6,7 km operacionais, 1 pátio de estacionamento e manutenção, 8 estações e 14 trens, e interligará com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Morumbi, com a Linha 5-Lilás de metrô (operada pela ViaMobilidade) na Estação Campo Belo e com o Aeroporto de Congonhas na estação Congonhas.

Mapa da fase 1 da linha 17-Ouro do monotrilho (Foto: GESP)

Segundo o documento a previsão de entrega do trecho 1 para o Consórcio ViaMobilidade, que já opera a linha 5-Lilás, é para 2022.

A demanda estimada para a operação comercial do trecho 1 é de 171.150 passageiros por dia útil, para o cenário 2022 (em estudo operação parcial a partir de 2021), consta no documento.

Quem quiser ver o Relatório Integrado de 2019 do Metrô de São Paulo é só clicar aqui.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.