Passageiros do Metrô e da CPTM, em São Paulo, realizaram 5.446 recargas no Cartão BOM, no último ano, graças a suas ações sustentáveis. O valor é resultado da parceria entre Triciclo e a Autopass, que disponibilizaram cerca de 30 Retorna Machines na região da Grande São Paulo.
Com as máquinas, os usuários podem depositar itens recicláveis, como garrafas pet, vidro, alumínio, aço, embalagem de longa vida, e trocar por desconto em livraria ou em serviços, como desconto para conta de energia, saldo para celular, além de créditos BOM.
Desde o lançamento do projeto, em abril de 2018, 1.128 usuários distintos realizaram recargas, por meio do resgate de 544.600 pontos triciclos, trocados por créditos no Cartão BOM, que totalizaram mais de R$ 2.000,00.
“A atuação da Autopass é direcionada para a criação de cidades inteligentes, focada principalmente em mobilidade urbana. Em parceria com a Triciclo, aliamos tecnologia e sustentabilidade, e disponibilizamos para a população mais uma forma de integrar os serviços do Cartão BOM com soluções que melhoram a vida dos cidadãos. Além contribuir para que todos participem da construção de uma cidade mais sustentável e melhor ”, conta Rubens Gil Filho, CEO da Autopass.
“O trabalho empreendido em conjunto pela Triciclo, Autopass e PLDevice consiste na efetiva e eficaz implementação de um processo de preservação ambiental, agregando valores sociais e econômicos, que se adequa perfeitamente às diretrizes do que hoje denominados de ‘Smart Cities’, isto é, cidades que evoluem na eficiência do uso de recursos, mobilidade e serviços”, declara Felipe Lagrotta Nassar Cury, diretor executivo da Triciclo.
E finaliza: “permitir ao cidadão que, em poucos segundos, dê o destino correto ao seu resíduo ao mesmo tempo que obtém crédito para o transporte público, é elevar o patamar de desenvolvimento sustentável de nosso Estado e País. Todos estão de parabéns ”.
Regras do Programa Retorna Machine
Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer o cadastro gratuito na Retorna Machine ou pelo site oficial ou no aplicativo Retorna Machine disponível para iOS e Android.
Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, sempre que quiser. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação.
Para saber qual material cada Retorna Machine recolhe, acesse o mapa de máquinas pelo site ou aplicativo, ou leia atentamente as instruções constantes na tela e no adesivo da Retorna Machine.
Regras para pontuação
Para cada tipo de embalagem, o usuário poderá ter maior ou menor pontuação. Latas de alumínio valem 15 pontos, garrafas de vidro, aço ou plástico equivalem a 10 pontos e embalagens Longa Vida, 5 pontos. A cada 100 pontos, por exemplo, valem R$ 0,35 de crédito no Cartão BOM.
Todas as embalagens devem estar vazias e apresentar código de barras legível. Somente as 10 primeiras embalagens no dia acumularão pontos para troca; a partir da 11ª embalagem (depositada no mesmo dia), os pontos acumulados serão doados para Organizações não Governamentais apoiadas pelo Projeto Retorna Machine.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.