julho 3, 2022

A recarga do Cartão BOM para uso no Metrô, CPTM e EMTU poderá ser feita somente até as 23h59 de domingo, 3 de abril. Os créditos já adquiridos até essa data em todas as modalidades não têm prazo para expirar e ficam disponíveis para utilização até o fim do saldo. A partir do dia 4 de abril, segunda-feira, novas recargas só serão realizadas no Cartão TOP, que já pode ser solicitado por todos os públicos que precisam adquirir créditos para uso no transporte público.

A transição do Cartão BOM para o TOP, iniciada em 2021, é uma etapa importante do processo de modernização dos meios de pagamento no transporte público da capital e da região metropolitana de São Paulo. O TOP mantém o benefício do desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos, a exemplo do que já ocorria com o BOM. Os passageiros que possuem o BOM Sênior ou Especial poderão utilizá-los normalmente até que as datas de emissão do TOP para essas categorias sejam comunicadas.

Saldo residual: passageiros que tenham saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular no cartão BOM, a partir do dia 4 de abril, poderão embarcar no sistema de trilhos do Metrô e CPTM ou ainda nos ônibus intermunicipais da EMTU, sem qualquer prejuízo. Após essa última utilização, que dá direito ao desconto do restante do valor da passagem e em eventual integração, o cartão BOM é automaticamente cancelado.

Verificação do saldo: o saldo de créditos do BOM pode ser verificado nos validadores instalados nas estações. Após o dia 4 de abril, também poderá ser consultado pelo WhatsApp do TOP ou por atendimento eletrônico da central telefônica, ambos no 11.3888.2200.

Cartão TOP: a emissão do cartão TOP pode ser feita antes mesmo de esgotar o saldo do BOM e os passageiros podem utilizar os dois cartões simultaneamente durante a fase de transição. O TOP pode ser solicitado pelo aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS, com entrega em domicílio em até seis dias úteis e cobrança de taxa de entrega; ou presencialmente em uma das mais de 80 unidades credenciadas para o serviço, mediante agendamento prévio no site: (CLIQUE AQUI) . O passageiro deverá comparecer ao local escolhido no horário agendado, apresentando comprovante de residência e CPF ou RG. Não serão realizados atendimentos sem agendamento.

Compra de bilhetes: caso o saldo do BOM se encerre e o passageiro ainda não tenha solicitado o TOP, o uso do transporte nos trilhos pode ser feito pela aquisição de bilhetes QR Code nos seguintes canais de venda: WhatsApp TOP (11 3888-2200); App TOP, nas 800 ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM; ou ainda nos mais de 8 mil pontos comerciais credenciados, que podem ser visualizados pelo site: AQUI

Vale-Transporte: a compra de créditos de Vale-Transporte pode ser feita pelas empresas no BOM até o dia 3 de abril. A partir do dia 4, só serão aceitas no TOP, que deve ser solicitado pelo próprio passageiro pelo aplicativo TOP ou em loja credenciada com agendamento prévio. Orientações sobre o começo da funcionalidade de transporte no TOP serão fornecidas pelo RH das empresas que oferecem o benefício.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.