Ter um carro alagado em uma enchente é um caso comum especialmente, na época do verão em que a ocorrência de fortes chuvas e alagamentos de rios e ruas é maior.

Por mais que o nosso desejo seja de que você não passe por uma situação como essa, talvez você queira saber se é possível recuperar um carro após uma enchente, confira o artigo para descobrir.

O que acontece com um carro que enfrenta enchentes

De forma rápida e simples, podemos dizer que sim, você consegue recuperar um carro após uma enchente, conforme explicado e indicado por especialistas automotivos.

É preciso apenas avaliar com cautela se o custo para o reparo realmente irá valer a pena, devido especialmente aos danos causados por este agente da natureza.

No entanto, para isso é preciso entender o que aconteceu com o veículo e ainda, buscar profissionais que sejam especializados, para conseguir o atendimento adequado para o seu caso. Para isso, o mais indicado é levar o veículo até uma oficina mecânica, que irá avaliar toda a parte elétrica do carro.

Ao levar o seu veículo em uma oficina, o profissional irá verificar qual é o verdadeiro caso e ainda, quais são as chances de realmente conseguir recuperar o veículo.

Geralmente, as principais peças que sofrem quando acontece uma enchente são o motor e o chicote elétrico. Outras partes, como o óleo lubrificante e o filtro também deverão ser verificados e possivelmente, substituídos por novos componentes.

Para evitar estragar o motor, por exemplo, o mais indicado é desligar o carro e principalmente, não entrar muito rápido em uma área com grande quantidade de água. Isso acontece principalmente pelo fato de que o motor pode sugar a água, o que pode provocar o calço hidráulico.

A partir desse calço, irá entrar água nos cilindros, o que pode impedir o curso total dos pistões.

É preciso atenção especial, principalmente para os carros importados, que podem ter um custo bem mais elevado de reparação após uma enchente.

Como recuperar o carro após uma enchente

via alagada
Foto: Divulgação

Logo após o triste ocorrido, é preciso ter alguns cuidados com o veículo para que você não acabe prejudicando ainda mais o mesmo, ao invés de conseguir reparar os estragos. E claro, caso o seu carro seja segurado é preciso, acionar o seguro.

Em primeiro lugar, é preciso que você desligue a bateria no terminal para que seja evitado qualquer curto-circuito, ou até mesmo, outros danos ainda maiores.

Além de levar o seu veículo até uma oficina mecânica, será necessário realizar uma higienização completa do carro com uma empresa especializada neste serviço.

Durante a vistoria, o profissional da oficina mecânica irá verificar todos os possíveis danos causados no veículo. No entanto, em casos como esse, o profissional já sabe qual é a verdadeira origem do problema e ainda, o que deve ser feito para reparar o mesmo.

É preciso atenção especial, pois se o motor estragou devido a quantidade de água que entrou nessa parte, talvez seja preciso refazer o motor, o que por vezes, pode ter um custo elevado.

Quando o veículo estiver na oficina, os primeiros passos que devem ser realizados são o desmonte do carro para verificar quais são as peças e mecanismos danificados pela enchente.

A partir disso, toda a parte estofada deverá ser limpa por uma equipe que tenha experiência e seja especializada em serviços como esse. Partes como bancos, tapete, carpete, forração e feltros deverão ser lavados e secados, para que possam ser utilizados novamente.

Pensando ainda no reparo do veículo, é preciso verificar qual será o valor total necessário para o conserto, uma vez que o valor inicial investido na época da compra pode ser inferior ao valor para realizar o reparo atual, então, baseado nos riscos que o motorista irá ter, pode-se concluir que não valerá a pena fazer o conserto de um veículo usado.

A melhor opção pode ser vender a sucata para um ferro velho e, assim que possível, comprar um carro novo.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.