julho 4, 2022

Além de fornecer água potável e fresquinha, o filtro de barro ganhou uma nova função

O filtro de barro é um produto nacional, criado pela indústria brasileira. Seu mecanismo de baixa complexidade permite a filtragem da água, retirando até 98% das impurezas e tornando-a própria para o consumo. Aliás, de acordo com uma pesquisa internacional, publicada no “The Drinking Water Book”, o filtro de barro brasileiro é o melhor meio de filtragem do mundo.

Além de ser responsável por fornecer água potável e fresquinha para milhares de famílias em todo o Brasil, o filtro de barro ganhou uma nova função. Hoje, esse utensílio é utilizado na decoração de muitos lares brasileiros. Sim, ele saiu das casas de nossos avós e parentes mais velhos do interior para compor a décor de apartamentos nas grandes cidades.

De maneira geral, o filtro de barro continua com o mesmo formato de antes. Feito de barro, um material biodegradável, com o laranja característico, seu design é simples e elegante. Hoje, ele apresenta algumas variações, não só de formato, com bordas mais quadradas, mas também de tamanho, sendo comercializado em tamanhos menores do que os usuais.

Ademais, estão na moda os filtros de barro customizados, com pinturas exclusivas. Um exemplo são os filtros feitos de maneira totalmente artesanal pelas mulheres do Vale do Jequitinhonha, no norte do estado de Minas Gerais. Quem compra um desses, além de ajudar as famílias locais, cujo artesanato às vezes é a única fonte de renda, tem a certeza de adquirir um produto de grande valor simbólico, cheio de tradição e história.

Esses produtos ganharam as prateleiras de grandes varejistas de decoração e podem ser facilmente encontrados. Há também quem prefira realizar a customização do filtro de barro por conta própria, utilizando as cores e os desenhos de sua preferência. Para esses casos, é necessário utilizar tintas atóxicas e à base d’água, pois a argila pode acabar absorvendo determinadas substâncias. 

Em todo caso, o filtro de barro pode ser usado apenas como objeto decorativo ou até mesmo ganhar novas funções, como servir de vaso para plantas, utilizando a sua base e o seu corpo. Dá até para pendurar na parede. Também é possível criar uma composição com vários filtros, apenas lembrando que as prateleiras precisam aguentar o seu peso, uma vez que os filtros são pesados. Dá para utilizar uma Makita e criar uma prateleira de madeira resistente.

É importante limpar o filtro periodicamente, para evitar o risco de bolor, assim como realizar a troca da vela de filtragem a cada seis meses. Cuidando bem, o filtro de barro pode durar por várias gerações da família.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.