A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou neste sábado, 19 de janeiro, um extrato de convênio com a Prefeitura de Santo André, para que seja realizado em conjunto o desenvolvimento de projetos básicos, funcional e executivo para a ”nova Parada Pirelli”, que deve ser localizada entre as estações Santo André (no Centro) e Capuava.

O objetivo é ter uma estação totalmente intermodal, que possa receber ônibus, trem e, futuramente, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

O convênio entre a estatal e a prefeitura tem validade de um ano.

Para erguer o novo espaço, a Prefeitura de Santo André estimou no ano passado, que seriam necessários ao menos R$ 60 milhões. Uma das possibilidades que a CPTM e o município vão estudar é adotar o modelo de Parceria Público Privada (PPP) para erguer a nova estação, que pode inclusive receber um outro nome.

Caso se concretize a construção da nova parada, a prefeitura pretende implantar uma linha de ônibus articulados de alta capacidade que sairá do Terminal Vila Luzita, passará pelo corredor da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, que será reformado com a nova licitação da cidade, seguindo até a nova parada.

Isso se concretizando, os passageiros vão ganhar 10 minutos de viagem. Vale destacar que atualmente, os ônibus da Suzantur saem do corredor e seguem por vias comuns até a estação Santo André da Linha 10-Turquesa da CPTM.

A ”nova estação Pirelli” deve abrigar futuramente, a Linha 14-Ônix, que promete ligar São Paulo, ABC e Guarulhos, entretanto, isso ainda não tem prazo definido.

Inicialmente essa ligação foi prevista para ser uma ligação com trens comuns ou até mesmo por monotrilho, mas a Linha 14-Ônix deve receber como modal um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

A antiga parada Pirelli foi desativada em 2006, por baixa demanda e não será reativada.

Leia também

– Metroviários de São Paulo podem paralisar atividades no dia 5 de fevereiro

– Agentes de segurança da ViaMobilidade salvam vida de mulher na estação Brooklin

– Expresso Leste deve chegar a Mogi das Cruzes em todos os horários

– Valor da tarifa do corredor de ônibus do ABC será reajustada neste domingo, dia 20

– Obras alteram a circulação dos trens da CPTM neste final de semana, dias 19 e 20

– Linha 8023/10 CDHU-Munck – Butantã terá itinerário alterado a partir deste sábado, dia 19

– Investigação aponta que menino foi atropelado por trem do Metrô quatro minutos após aviso por SMS

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.