agosto 9, 2020

A CPTM finalmente concluiu uma obra na extensão da Linha 7-Rubi, entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, próximo ao KM 54, que acaba com uma restrição de velocidade que já durava 19 anos.

O trecho da via foi totalmente refeito pela equipe da própria Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em 20 dias de trabalho, sendo concluído no domingo passado, dia 14 de junho. Agora, os trens podem trafegar com a velocidade de 70 km/h neste trecho.

O motivo pelo qual esse problema não tenha se resolvido anteriormente ainda é um mistério, entretanto, a baixa demanda da extensão da linha 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí, pode explicar esse “desinteresse” por parte de gestões anteriores em corrigi-lo.

A CPTM simplificou e barateou a solução ao usar de sua própria equipe para corrigir o problema, dispensando a contratação de uma empresa privada, mostrando uma solução inteligente e estratégica por parte da sua equipe de manutenção. Espera-se que esse exemplo seja estendido a outros trechos críticos da rede, mesmo que isso cause alguma inconsistência no serviço por algumas semanas. Quem utiliza a Linha 12-Safira, sabe que por lá, há muitos pontos de lentidão, que atrapalham o bom desempenho das viagens.

Modernização e concessão

Nos último anos a Linha 7-Rubi têm sido alvo de grandes investimentos, seja na parte de obras em alimentação de energia, na reconstrução da estação Francisco Morato, que inclusive já está na reta final, e também na troca de toda frota de trens, substituindo as antigas séries 1100 e 1700, por modernos trens da série 9500, que operam de forma exclusiva no ramal que parte do Brás e vai até Jundiaí.

A Linha 7-Rubi para parte do pacote de concessão do Trem Intercidades à iniciativa privada. O projeto deve ser licitado no primeiro semestre de 2021, caso não surjam novos imprevistos.

A futura concessionária além de operar a linha 7-Rubi, terá que implantar dois serviços regionais, um expresso entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí, e um parador, chamado de Trem Intermetropolitano, com nove estações entre Francisco Morato e Campinas.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.