Motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo estão preocupados com excesso de passageiros nos coletivos e em consequência disto, com a contaminação do novo coronavírus.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, o SindMotoristas, emitiu nesta quinta-feira, 19 de março, uma carta aberta a respeito da situação da categoria em meio à pandemia do Coronavírus. “Motoristas e cobradores estão em pânico, enquanto os ônibus continuam lotados na maior cidade do país”, afirma Valdevan Noventa, presidente do órgão.
“Embora a principal recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para combater à disseminação do novo coronavírus seja evitar aglomerações, ou seja o isolamento social, na prática, essa é uma tarefa impossível para os profissionais do transporte público – principalmente quando se trata daqueles que atuam na maior cidade da América Latina. Para se ter uma ideia, diariamente são 4 milhões de pessoas transportadas em 14 mil veículos em São Paulo”, diz a carta.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Transportes do município de São Paulo, nesta semana, o número de passageiros que estão utilizando a frota de ônibus da capital paulista é, em média, 38% abaixo da quantidade normal, que costuma ser de 4 milhões de pessoas. Essa redução se deve à recomendação de isolamento social dada tanto pela Prefeitura da cidade como pelo governo do estado de São Paulo, como forma de combate à propagação do coronavírus.
Apesar do fluxo reduzido, os motoristas de ônibus continuam apreensivos com a possibilidade de contraírem a doença, uma vez que ficam expostos durante boa parte do dia.
A expectativa da Prefeitura é de que o número de usuários dos transportes municipais continue a diminuir nos próximos dias, o que contribuirá para a desaceleração do avanço do coronavírus. “Na segunda-feira entra o recesso escolar, a frota automaticamente é reduzida em função disso. O que a prefeitura e o governo vão fazer é analisar o sistema dia a dia para verificar qual é a necessidade de se tirar de circulação”, diz o secretário de Mobilidade e Transporte da capital, Edson Caram.
SPTrans
Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram