agosto 18, 2022

Empresas têm investido nesse tipo de material, e a tendência é que se expanda cada vez mais no futuro

Algumas marcas têm investido no conceito de sustentabilidade, buscando objetos recicláveis para criar seus produtos. Pensando nisso, a adidas lançou o seu primeiro tênis 100% reciclável, chamado Ultraboost 22, que contém pelo menos 50% de plástico reciclado, retirados de ilhas remotas e litorais ao redor do mundo. 

A empresa assumiu o compromisso de cuidar de todo o ciclo de produção do tênis para que ele seja totalmente reciclável, mas que também não perca a qualidade. O tênis comum geralmente é jogado fora após muito tempo de uso, e com esse reciclável, a ideia é que ele possa ser transformado em um novo produto.

A Puma também tem olhado para esses produtos mais sustentáveis com sua coleção “First Mile”, na qual seus tênis são produzidos com fios reciclados de garrafas pet transparentes retiradas do oceano. A empresa que dá nome à coleção gerencia os suprimentos, e afirma que a qualidade consistente e o volume são os desafios de trabalhar com esse tipo de material.

A Nike, por sua vez, atua no desenvolvimento de sistemas de resíduos circulares, ou seja, materiais não utilizados. A empresa recupera sucata de fabricação, objetos de calçados em fim de vida, como borracha, espuma, fibra, entre outros, e realiza a separação e reutilização em novos tênis. Os restos de outras fábricas também são reaproveitados para fazer tênis Nike feminino e versões masculinas.

Como é feito o tênis fabricado com material reciclado?

O tênis reciclável da adidas, por exemplo, é feito em uma parceria com a empresa Parley Ocean Plastic. A produção funciona da seguinte forma: a Parley faz a coleta e classifica a matéria-prima recuperada (principalmente garrafas pet), que é enviada para parceiros em diversos países que realizam processos químicos em cadeias de suprimentos para fios, tecidos e material isolante. 

Dessa parceria, resultaram quase 50 milhões de pares feitos, desde 2015. Esse primeiro produto gerou uma mudança estratégica dentro da empresa, pois, nesse meio tempo, a adidas se comprometeu a usar apenas material reciclado em todos os seus produtos até 2024.

Segundo Eric Liedtke, um dos membros do Conselho Executivo da adidas, o que acontece depois com o produto é uma grande preocupação da marca e motivo para inovação. “O que acontece com seus sapatos depois de usá-los? Você joga fora! Exceto que não existe fora. Existem apenas aterros, incineradores e, posteriormente, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono, ou oceanos cheios de lixo plástico”, declarou Liedtke.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.