julho 4, 2022

Os cuidados com joias e semijoias fazem toda a diferença para mantê-las conservadas e com as características de quando foram compradas. Possuir acessórios exclusivos e valiosos é o sonho de muitas pessoas, e cultivar hábitos com limpeza, armazenamento e contato com certos produtos é de extrema importância. 

As peças folheadas ou banhadas com metais preciosos, como ouro, prata ou ródio, requerem cuidados extras para que a sua durabilidade seja elevada. Joias e semijoias, quando bem conservadas, podem durar anos sem perder o brilho.

Vale ressaltar que as semijoias são peças intermediárias entre joias e bijuterias, que precisam de cuidados especiais. Apesar de serem mais resistentes do que as bijuterias, elas apresentam certa sensibilidade e não são indicadas para uso contínuo, como anéis de casamento, por exemplo. 

No caso das joias, mesmo sendo feitas totalmente com materiais de alta qualidade, como ouro, prata, bronze, pérolas e pedras preciosas naturais, cuidados extras também são importantes para manter a beleza e o design original dos adornos. 

Recomendações básicas 

Para preservar a qualidade de joias e semijoias, o primeiro passo é separar um local limpo e seco para guardá-las. Isso vai garantir que as peças fiquem longe de poeira, do sol, da umidade, da exposição exagerada à luz e do contato com materiais tingidos e perfurantes. 

Fazer uma divisão por tipo, modelo ou tamanho é uma opção para evitar que os acessórios fiquem em atrito e misturados uns aos outros, o que pode danificá-los. No caso de peças muito delicadas, vale apostar ainda em saquinhos de tecido ou na embalagem original.

É importante, ainda, evitar dormir com joias e semijoias ou fazer exercícios com elas. Isso porque os movimentos gerados durante essas atividades podem amassar ou danificar as peças. 

Atenção aos detalhes de cada peça 

Não é recomendada a aplicação de químicos, como acetona, álcool ou outro produto para limpar os acessórios, pois eles podem reduzir o brilho. O  uso  de cosméticos, como perfumes e cremes, deve ser feito com cuidado. Uma dica é não borrifar o perfume, por exemplo, diretamente na peça, mas sim aplicá-lo na pele antes de colocar a semijoia. 

Para limpar joias como anéis de prata, pulseiras de ouro ou outras, o indicado é utilizar água morna, sabão neutro e escova macia. Em seguida, é preciso enxaguar e secar as peças com uma flanela. 

No caso de joias com diamantes, elas devem ser limpas com a ajuda de uma flanela úmida, sem o uso de produto químico. Além disso, precisam ser guardadas em lugar com superfície macia e acolchoada. 

Joias com pérolas e gemas coloridas não devem entrar em contato com água. Elas também não podem ficar em contato com produto químico ou cosmético. A limpeza pode ser feita com flanela macia e úmida, mas sem a utilização de escovas ou outras ferramentas de limpeza. O armazenamento, assim como as de diamante, deve ser feito em local acolchoado e separado, para evitar o contato com outros objetos.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando a serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.