O carro com teto solar é um sonho de muitos motoristas apaixonados por velocidade e esportividade. Há alguns anos esse item era raridade e exclusividade apenas para quem tinha um modelo de carro mais moderno.

Porém, hoje em dia já é possível customizar seu carro e transformá-lo em um possante instalando o teto solar.

Está pensando em instalar um no seu carro, mas ainda tem dúvidas? Descubra no artigo de hoje quais as vantagens, desvantagens do teto solar no carro e se vale à pena!

Qual é o preço para instalar um teto solar?

Dependendo do local de instalação e profissionais contratados, além do próprio modelo do carro, é possível encontrar preços mais baixos, pagando cerca de R$ 2.000,00.

Porém, normalmente uma instalação profissional sai por cerca de R$ 6.000,00.

Também é possível fazer uma customização completa em algumas oficinas, instalando outros acessórios automotivos no mesmo procedimento.

Isso gera mais custos, mas otimiza o tempo de personalização, não sendo necessário voltar tantas vezes à oficina.

Vantagens

Normalmente o teto solar é instalado apenas por estilo, já que ele muda completamente o visual do veículo e remete ao luxo e esportividade.

Porém, outras vantagens do teto solar são:

– Aumenta o valor e facilita a revenda do carro futuramente, já que esse item é muito cobiçado entre os motoristas;
– Maior conforto, já que o teto solar areja o carro e melhora a circulação de ar no interior;
– Mais segurança, já que os passageiros não precisam abrir os vidros laterais para arejar o interior do carro – basta abrir o teto solar;
– Maior sensação de espaço no interior do veículo;
– O teto solar pode ser instalado em qualquer veículo, desde que haja a adaptação mais adequada ao espaço disponível no carro;
– Mais luminosidade e visibilidade tanto para os motoristas quanto para os passageiros;
– Economiza a energia do carro, pois com o arejamento do teto solar que acontece de maneira muito rápida, não há tanta necessidade do uso do ar condicionado com frequência;
– O teto solar pode reduzir em até 10ºC a temperatura do interior do veículo.

Além desses benefícios, o teto solar possui recursos de defletores de vento que não deixam o ar gerar barulho dentro do carro, mantendo o isolamento acústico e o conforto mesmo com o teto aberto.

Desvantagens: O teto solar vale à pena?

Um dos problemas do teto solar é que muitas pessoas instalam pelo estilo, mas nunca utilizam o item. Ou seja, o teto muitas vezes acabam sendo um gasto desnecessário.

Antes de instalar o teto panorâmico, é indicado levar em consideração o modelo do veículo, pois se ele não for muito grande, provavelmente a instalação do novo acessório irá reduzir seu espaço livre de movimentação.

Isso causará desconforto tanto para o motorista como para os passageiros.

No geral, o teto solar exige manutenção como qualquer outra parte do veículo, ele não tem complicações facilmente. Porém, a manutenção desse item é mais cara que outros itens do automóvel.

A maior desvantagem do teto solar é que ele pode adicionar entre 13 kg a 18 kg no peso do carro, o que impacta a aerodinâmica do veículo e sua dirigibilidade.

É possível que o motorista sinta um estranhamento durante a primeira condução.

Outro fator é que quando o teto solar está aberto, há maior entrada de ar no veículo, consequentemente, o automóvel precisa realizar mais esforço mecânico para manter a condução.

Resultado: a eficiência do combustível diminui e o motorista acaba gastando mais com gasolina.

Por último, a modificação é mais indicada para quem deseja usar o veículo em exposições ou não usa ele para o trânsito no dia a dia, pois é um item sensível e que pode se desgastar facilmente com o uso diário.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.