outubro 1, 2022

O Metrô de São Paulo interditou um trecho da Rua Tauandê na segunda-feira, 8 de junho, para que o canteiro de obras da futura estação Vila Formosa, da Linha 2-Verde, seja montado.

O trecho vai da Avenida Eduardo Cotching à Praça Sete de Fevereiro, em meio aos dois principais terrenos desapropriados para receber a nova parada, que também contará com um terminal de ônibus.

A nova estação deverá ser a primeira das oito novas paradas que serão construídas por meio do plano de expansão da Linha 2-Verde até a Penha.

Segundo o site MetrôCPTM, a razão disso é que “ela terá a visita do “tatuzão” antes das demais. O equipamento de escavação, também chamado de “shield”, partirá do Complexo Rapadura, a cerca de 650 metros do local, em direção à estação Oratório, passando por Vila Formosa, Anália Franco e Água Rasa na sua primeira incursão. Só depois disso será desmontado e transportado para um poço próximo à estação Penha, onde voltará a ser acionado para abrir os túneis até o complexo novamente”.

Trecho Vila Prudente-Penha ficará pronto em seis anos

O novo trecho deve receber 300 mil passageiros por dia e os investimentos totais serão de R$ 6,3 milhões. Com isso, a demanda total da linha 2-Verde deve ser de 1,1 milhão.

Expansão da linha 2 será entregue em duas fases

O planejamento da companhia será dado prioridade para o trecho que compreende as estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa. A razão disso é que o Tatuzão deve primeiramente escavar um túnel entre o futuro estacionamento de trens Rapadura e a Vila Prudente, trecho que contempla as 4 estações.

Após concluir esse traçado, o equipamento será desmontado e levado para outro poço, próximo a futura estação Penha, de onde escavará em direção ao futuro estacionamento Rapadura, concluindo a construção dos túneis. O segundo trecho vai contemplar as estações Guilherme Giorgi, Vila Manchester, Aricanduva e Penha (está última terá conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral).

A expectativa do governo de São Paulo era de inaugurar o novo trecho da linha 2-Verde em 2025, entretanto, em meio a crise do novo coronavírus (Covid-19), a quarentena causada pela pandemia pode atrapalhar esse planejamento.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.