abril 26, 2024

Um levantamento do sindicato dos motoristas de ônibus da cidade de São Paulo (SindMotoristas) divulgado nesta quarta-feira, 19 de agosto, indica que a categoria perdeu 68 trabalhadores vítimas do coronavírus.

O sindicato contabilizou ainda um total de 748 casos suspeitos e outros 246 confirmados.

O motorista Raimundo foi uma das vítimas e morreu aos 53 anos. Ele era diabético e hipertenso. Segundo a família, o motorista queria ter sido afastado do trabalho, mas não foi atendido.

“Ele estava com medo de pegar o vírus, pois a pessoa está ali do lado, mas você não sabe se ela tem ou não tem”, disse Débora Melo Matias, filha de Raimundo. “A gente crê que ele tenha se contaminado durante a jornada de trabalho”, continuou.

A reportagem do G1 foi até o final da linha Terminal Santo Amaro-Jardim São José conversar com os colegas do motorista, que confirmaram o pedido dele para ficar afastado durante a pandemia.

“Ele pediu para ser afastado, mas não o afastaram. Afastaram a mim, que não tenho nada. Fiquei 60 dias em casa, embora não tenha qualquer problema de saúde”, disse um dos condutores.

“Como a gente trabalha sem cobrador, fazemos as duas funções. A gente lida com muitas pessoas. Tem hora que a gente se sente inseguro, mas tem que trabalhar, né”, afirmou outro.

Questionada, a SPTrans disse que desde do início da pandemia adotou medidas de prevenção ao coronavírus, determinando a obrigatoriedade do uso de máscara, a autorizando a implantação de cortinas de proteção para os motoristas e reforçando na limpeza dos ônibus e terminais municipais.

Em nota, a empresa Transwolff, empresa onde Raimundo trabalhava, disse que ele não apresentou laudo médico que indicasse a necessidade de afastamento, apesar de ter sido orientado para isso. Segundo a empresa, desde o começo da pandemia, 918 funcionários acima de 60 anos ou com doenças pré-existentes confirmadas por laudos médicos foram afastados.

A empresa disse ainda que oferece máscaras de proteção e faz a medição de temperatura quando os funcionários chegam para trabalhar, além de já ter feito testes sorológico nos colaboradores.

*Com informações do G1

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para [email protected]
Follow Me:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *