Acidente no monotrilho foi causado por ausência de equipamento de comunicação, diz Sindicato dos Metroviários

Acidente no monotrilho foi causado por ausência de equipamento de comunicação, diz Sindicato dos Metroviários
Trens do monotrilho colidem na estação Jardim Planalto (Foto: Cedida ao Rede Noticiando)

Na manha desta quinta-feira, 7 de fevereiro, durante entrevista coletiva, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo contestou a versão apresentada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), de que a colisão que envolveu dois trens na linha 15-Prata, no final da noite de terça-feira, 29 de janeiro, foi causada por falha humana na operação.

O Sindicato informou que o acidente foi causado por uma falha em um dos sistemas dos trens. Em um ofício enviado ao presidente da estatal, o sindicato afirma que não existe um sistema que detecte de forma automática a presença de um segundo trem na linha, caso a composição esteja desligada ou perca a comunicação com o Centro de Controle Operacional (CCO).

Ou seja, se a atual tecnologia falhar, o trem não tem como perceber outro no caminho. Ainda de acordo com o sindicato, o problema se agrava pelo fato de o monotrilho circular sem a presença de um operador de trem.

“Como tem um sistema que eles dizem que é seguro, o próprio sistema não identifica que tem um trem. Veja que na Linha 1 e na Linha 3 é um outro sistema, que funciona há mais de 40 anos, e isso nunca ocorreu”, disse Raimundo Cordeiro, coordenador geral do sindicato.

O Metrô afirmou em nota que o monotrilho é seguro e a tecnologia é reconhecida internacionalmente. A nota diz ainda que todos os funcionários responsáveis pela operação do sistema são treinados e qualificados para essa atividade.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Ruan Filipe

Estudante, fã de games e de astronomia. Sou auxiliar de redação do Rede Noticiando e aqui trarei assuntos sobre mobilidade e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *