Canteiro de obras da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo acabou mobilizando os moradores do Jardim Têxtil, na Zona Leste da capital, contra a derrubada de 355 árvores da Praça Mauro Broco. No local a empresa fará o estacionamento de trens, que servirá para injetar composições em uma futura estratégia da linha.
O local também vai servir para a montagem do “tatuzão”, que fará a escavação do túnel que terá 8 km.
Conhecido como Complexo Rapadura, o local é uma das poucas áreas verdes da região. O próprio metrô entregou para os moradores um projeto que fala que há autorização para derrubar 355 árvores.
Um muro foi levantado para isolar o local onde vai ser montado um canteiro das obras, que devem durar pelo menos cinco anos. Os moradores colaram cartazes no concreto.
Depois de protestos, o metrô chamou a vizinhança para uma reunião online e recuou. Disse que, agora, vai derrubar só 145 árvores. Mas os vizinhos querem uma formalização da promessa.
O bairro é bem residencial, por isso praticamente todas as árvores que estão na área foram plantadas pelos próprios moradores.
Em nota ao G1 o Metrô disse que tem dialogado com os moradores e que só vai começar a obra quando prestar todos os esclarecimentos e que vai definir medidas de manejo e compensação ambiental depois disso. E garantiu que trabalha para ampliar a Linha 2-Verde com os menores impactos possíveis, cumprindo todos os requisitos ambientais.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram