Cartões do Idoso e Universitário serão liberados em Campinas
O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), anunciou nesta segunda-feira, 24 de agosto, a liberação de uso dos cartões idoso e universitário do transporte público a partir do dia 31 de agosto. Os bilhetes estavam suspensos desde março, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, não havia uma proibição para circulação dos idosos nos ônibus, o que pode ser feito com a apresentação do documento de identificação. No entanto, sem o cartão, quem tem mais de 65 anos não fazia o embarque pela porta frontal dos veículos, e isso representava um problema.
Campinas tem 89,1 mil cartões idosos ativos, que permitem o embarque gratuito de pessoas com mais de 65 anos. O volume representa cerca de 60% da população idosa da cidade.
Apesar da liberação de uso, a recomendação da Secretaria de Saúde é para que os idosos, quando possível, permaneçam em casa, já que são do grupo de risco para a Covid-19.
“Se tiver que sair, para ir a um compromisso de saúde, um exame, que o faça com todos os cuidados, higiene máxima, use máscara, use álcool em gel. Os idosos são as pessoas mais vulneráveis”, reforçou Carmino de Souza, secretário de Saúde.
Bilhete Universitário
A liberação de uso também ocorre para o bilhete universitário, que oferece passagem com 50% de desconto aos 24,7 mil cadastrados. O uso, entretanto, deve-se limitar ao trajeto entre a casa do usuário e o local de estudo, como pontuou o secretário de Transportes.
Segundo Barreiro, é possível identificar essa utilização uma vez que o estudante, ao fazer o cadastro, aponta o endereço de residência e o local de estudo, o que permite verificar quais linhas fazem esse trajeto.
Casos de Covid-19
Campinas (SP) confirmou nesta segunda mais 110 casos positivos da doença, totalizando 26.203 moradores infectados. A administração municipal informou ainda que não teve confirmação de novas mortes causadas pela doença nas últimas 24 horas, mantendo o número de 956 óbitos.
De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade atingiu o pico de casos e mortes pela doença entre a 27ª e 28ª semana, e há seis semanas apresenta queda em novos casos. Segundo ele, a rede primária teria registrado diminuição de 20% nos registros de atendimentos de síndromes gripais.
A redução, entretanto, não tira o alerta que a administração faz à população, com a recomendação para quem puder manter o distanciamento social, que o faça; em caso de necessidade de sair de casa, use máscara e siga os protocolos de higiene e distanciamento.
“O que a gente tem observado nas últimas semana é a queda nos números todos, mas não podemos abaixar a guarda sob nenhum pretexto. A responsabilidade é cada vez maior. Não é motivo para abertura de tudo, é para continuar evoluindo. É um circulo virtuoso que tem que ser mantido”, avisa Carmino.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram