O Metrô de São Paulo interditou um trecho da Rua Tauandê na segunda-feira, 8 de junho, para que o canteiro de obras da futura estação Vila Formosa, da Linha 2-Verde, seja montado.
O trecho vai da Avenida Eduardo Cotching à Praça Sete de Fevereiro, em meio aos dois principais terrenos desapropriados para receber a nova parada, que também contará com um terminal de ônibus.
A nova estação deverá ser a primeira das oito novas paradas que serão construídas por meio do plano de expansão da Linha 2-Verde até a Penha.
Segundo o site MetrôCPTM, a razão disso é que “ela terá a visita do “tatuzão” antes das demais. O equipamento de escavação, também chamado de “shield”, partirá do Complexo Rapadura, a cerca de 650 metros do local, em direção à estação Oratório, passando por Vila Formosa, Anália Franco e Água Rasa na sua primeira incursão. Só depois disso será desmontado e transportado para um poço próximo à estação Penha, onde voltará a ser acionado para abrir os túneis até o complexo novamente”.
Trecho Vila Prudente-Penha ficará pronto em seis anos
O novo trecho deve receber 300 mil passageiros por dia e os investimentos totais serão de R$ 6,3 milhões. Com isso, a demanda total da linha 2-Verde deve ser de 1,1 milhão.
Expansão da linha 2 será entregue em duas fases
O planejamento da companhia será dado prioridade para o trecho que compreende as estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa. A razão disso é que o Tatuzão deve primeiramente escavar um túnel entre o futuro estacionamento de trens Rapadura e a Vila Prudente, trecho que contempla as 4 estações.
Após concluir esse traçado, o equipamento será desmontado e levado para outro poço, próximo a futura estação Penha, de onde escavará em direção ao futuro estacionamento Rapadura, concluindo a construção dos túneis. O segundo trecho vai contemplar as estações Guilherme Giorgi, Vila Manchester, Aricanduva e Penha (está última terá conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral).
A expectativa do governo de São Paulo era de inaugurar o novo trecho da linha 2-Verde em 2025, entretanto, em meio a crise do novo coronavírus (Covid-19), a quarentena causada pela pandemia pode atrapalhar esse planejamento.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram