abril 15, 2024

Separamos algumas dicas de como acalmar o bebê para dormir que você pode colocar em prática e melhorar o sono do seu filho. Confira a seguir!

Durante as primeiras semanas de vida do bebê, um misto de sentimentos toma conta dos pais. A alegria de ter uma nova pessoinha é maravilhosa, porém, traz consigo algumas noites sem dormir para os novos papais. Por isso é importante acalmar o bebê para dormir.

No entanto, pessoas menos experientes tendem a enfrentar dificuldades, o que se justifica pela falta de conhecimento. Sendo assim, vale a pena conhecer as nossas 7 dicas de como acalmar o bebê para dormir.

Preparamos essas dicas especialmente para aqueles que estão sofrendo para colocar o sono em dia ao longo dos primeiros dias do bebê. 

Portanto, se você deseja aprender como acalmar o bebê para dormir, continue a leitura do nosso texto abaixo e fique por dentro de tudo que nós preparamos sobre o tema.

1- Organização da rotina

A primeira noite do bebê em casa pode ser um desafio, mas é importante estabelecer uma rotina para a hora de dormir desde cedo. Isso garante noites de sono melhores para todos. 

A rotina ajuda o bebê a entender a diferença entre o dia e a noite e se preparar para sonecas mais longas. Durante o primeiro mês, é possível criar associações simples para indicar ao bebê que é hora de se acalmar e relaxar.

Alguns exemplos de associações simples a serem utilizadas são diminuir a luz, colocar o pijama, alimentá-lo, entre outras. Dessa forma, aos poucos o bebê irá entender que aquela hora é a hora de dormir e não ficará tão agitado ao se aproximar deste momento 

2- Use a técnica de “embrulhar” o bebê

Uma das melhores formas de como acalmar o bebê para dormir consiste na utilização da técnica de ‘embrulhar’ o recém-nascido. Estudos apontam que se feita da maneira correta, ela possibilita que os bebês adormeçam com facilidade.

Além disso, a técnica também ajuda a melhorar a qualidade de sono e reduzir a quantidade de vezes que o bebê acorda ao longo da noite. Portanto, essa técnica torna-se um verdadeiro presente para os pais que não conseguem fazer os seus filhos dormirem a noite toda.

Ela é bastante simples e você pode usar um manto quentinho e fofo para criar uma espécie de casulo em volta do bebê. Assim, suas mãozinhas devem ficar para cima, próximo ao coração. 

Porém, o método só deve ser usado em bebês abaixo de 2 meses. Isso porque acima dessa idade, eles começam a se mexer com mais frequência e rolar para os lados, o que pode ocasionar um sufocamento.

3- Banho morno

O banho morno é outro grande aliado dos papais na hora de acalmar os recém-nascidos que estão inquietos. Essa técnica é utilizada há bastante tempo e sua efetividade ainda se mantém.

Assim, você precisa de um pouco de água morna, nem tão quente e nem tão fria. Em seguida, molhe os ombros e as costas do bebê durante alguns minutos. Além disso, aproveite para conversar com ele enquanto faz isso.

Se possível, utilize uma luz um pouco mais fraca para fazer com que o ambiente se torne aconchegante e o bebê se acalme com mais facilidade. Essa é uma das melhores dicas de como acalmar o bebê para dormir.

4- Massagem

Uma boa massagem não é relaxante apenas para os adultos, mas também para os bebês. Ela contribui para acalmar os ânimos do recém-nascido e fazer com que ele caia no sono mais rapidamente.

Você pode aproveitar para fazer isso logo após o banho, utilizando óleo de amêndoas por todo o corpo e amassando de forma suave cada uma das suas dobrinhas. Aproveite o momento também para conversar com ele e fazer com que se sinta mais seguro.

Massageie o bumbum, costas, pés, pernas, braços, barriga e peito. Dessa forma, todos os movimentos devem ser feitos suavemente, evitando atritos com a pele sensível do bebê.

5- Músicas relaxantes

As músicas relaxantes também são consideradas pelos especialistas como excelentes formas de acalmar o bebê para dormir. Isso porque os sonhos das músicas agem diretamente no cérebro dos recém-nascidos, trazendo sensação de segurança e paz.

Os bebês demonstram um gosto especial por música clássica e outros sons da natureza. Além disso, também preferem músicas que foquem no som do violão e de outros instrumentos como o piano.

Portanto, você pode utilizar esses sons relaxantes para acalmar o seu bebê caso ele esteja passando por um momento de agitação. Essa é outra excelente forma de como acalmar o bebê para dormir e garantir uma excelente noite de sono.

6- Ruído Branco

O ruído Branco consiste em um barulho contínuo de determinado objeto, seja da máquina de lavar, do secador de cabelo ou até mesmo do ventilador. Esses ajudam a acalmar o bebê porque se assemelha ao som do útero materno.

Sendo assim, é capaz de acalmar os bebês devido ao fato de ser bastante parecido com o som que ele ouvia quando ainda estava no útero da sua mãe, remetendo a sensação de calmaria e segurança que sentia antes de nascer.

Portanto, se você quer aprender uma das melhores formas de como acalmar o bebê para dormir, vale a pena começar a adotar a técnica do ruído branco.

7- Bola de Pilates

Finalmente, a nossa última dica de como acalmar o bebê para dormir consiste na utilização de uma bola de pilates. Esse tipo de atividade é indicada para bebês acima de 3 meses de idade, visto que possuem maior controle do corpo e pescoço.

Para isso, você precisa apoiar o bebê com a barriga para baixo em uma bola de pilates. Em seguida, deslize para trás e para frente em movimentos contínuos. Assim, ele irá ficar mais relaxado e pegar no sono com facilidade.

Dessa forma, fechamos o nosso texto. Se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais e se inscreva para ser o primeiro a receber as novas publicações de todos os dias!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *