setembro 27, 2023

Já parou para pensar quem são os maiores campeões da Copa do Brasil? Essa curiosidade você confere a seguir!

O futebol brasileiro é palco de disputas de tirar o fôlego. Vários times se enfrentam em partidas que vão desde um amistoso regional até um campeonato de nível nacional. Contudo, você sabe quem são os maiores campeões da copa do Brasil?

Essa pergunta é capaz de causar dúvidas até mesmo na cabeça dos grandes fãs de futebol brasileiro. Sendo assim, se você se inclui no grupo de pessoas que não sabe quem são os maiores campeões da Copa do Brasil então está no lugar certo.

Pois, preparamos um texto completo com algumas das principais curiosidades acerca deste campeonato. Sendo assim, se você quer descobrir sobre os maiores campeões da Copa do Brasil e várias outras informações, continue conosco e saiba mais.

Sobre a Copa do Brasil

A Copa do Brasil é um campeonato nacional, criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano de 1989. Logo na sua primeira edição, o campeonato já adotou a modalidade de mata-mata. 

Inicialmente, a ideia por trás deste campeonato era reunir os campeões de cada estado em uma competição cujo prêmio seria uma vaga no campeonato da Copa Libertadores da América. 

Além disso, até 2017 a Copa do Brasil possuía a famosa regra dos gols fora de casa. Porém, a partir de 2018, essa regra deixou de ser válida e os times que marcarem gols fora de casa não terão nenhuma vantagem sobre os demais que não conseguiram marcar.

No ano do seu lançamento, a Copa do Brasil era disputada por apenas 32 clubes. Contudo, no ano de 1996, passou a ser disputada por 40 clubes. Em 2000, aproximadamente 70 times já disputavam o campeonato. Nos jogos de futebol de hoje, 92 equipes disputam a Copa do Brasil.

Maiores Campeões da Copa do Brasil

Anteriormente, trouxemos algumas informações importantes sobre a Copa do Brasil e como funcionava esse campeonato. Portanto, significa que está na hora de descobrir quem são os maiores campeões da Copa do Brasil.

A priori, iremos trazer os maiores campeões da Copa do Brasil, bem como todos os times que já se sagraram vencedores neste campeonato. Considerando a data de criação, temos uma lista relativamente grande.

Abaixo, você confere cada um desses times:

1- Cruzeiro

O Cruzeiro ocupa a primeira posição da nossa lista de maiores campeões da Copa do Brasil. O clube alcançou seis taças deste campeonato, nos anos de 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018.

2- Grêmio

Na segunda posição dos maiores campeões da Copa do Brasil, temos o clube Grêmio. Ele está atrás do seu maior rival Cruzeiro por apenas um título de diferença. Sendo assim o Grêmio levou para casa cinco títulos da copa do Brasil, nos anos de 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.

3- Flamengo 

O rubro-negro do Rio de janeiro está na terceira posição entre os maiores campeões da Copa do Brasil. O Flamengo saiu vencedor quatro vezes do campeonato, vencendo nos anos de 1990, 2006, 2013 e 2022.

3- Palmeiras

Empatado com o Flamengo na terceira posição, temos o Palmeiras. O verdão também levou para casa quatro títulos, a mesma quantidade que o rubro-negro. Assim, figura na nossa lista de maiores campeões da Copa do Brasil.

O Palmeiras venceu nos anos de 1998, 2012, 2015 e 2020.

5- Corinthians 

Dando continuidade à nossa lista, temos o Corinthians. Ele ocupa a quinta posição por ter vencido três vezes a Copa do Brasil. O clube saiu vencedor nos anos de 1995, 2002 e 2009. 

6- Atlético MG

O Atlético MG é mais uma figurinha que está sempre presente entre os maiores campeões mundiais e nacionais. O clube tem história e já escreveu a sua na Copa do Brasil. Isso porque possui dois títulos do campeonato, sendo o primeiro deles no ano de 2014 e o segundo no ano de 2021.

Demais vencedores da Copa do Brasil

Todos os times que mencionamos acima possuem pelo menos dois títulos da copa do Brasil. Contudo existe um grande número de clubes que possuem apenas um título deste campeonato, como você confere abaixo: 

Fluminense (2008), Athletico Paranaense (2019), Vasco (2011), Santos (2010), Sport (2008), Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista (2005).

Sendo assim, chegamos a uma lista um pouco mais extensa do que a anterior. Isso porque foram adicionados diversos clubes que venceram apenas uma vez a Copa do Brasil. Dessa forma, mesmo que possuam apenas um título, vale a pena mencioná-los.

Times que chegaram a final e nunca ganharam a Copa do Brasil

Como foi possível perceber, diversos times brasileiros conseguiram vencer a Copa do Brasil. Porém, nem todos tiveram a mesma sorte e foram verdadeiros azarões.

Pois, todos os times que iremos citar nessa lista chegaram a grande final da Copa do Brasil, mas jamais conseguiram levar para casa o título. Veja abaixo cada um:

Coritiba (2011 e 2012 – Você 2x)

São Paulo (2000 – Vice 1x)

Goiás (1990 – Vice 1x)

Ceará (1994 – Vice 1x)

Brasiliense (2002 – Vice 1x)

Vitória (2010 – Vice 2x)

Figueirense (2007 – Vice 1x)

Assim, percebemos que o clube Curitiba foi o grande azarão da vez. O time chegou a duas finais consecutivas, nos anos de 2011 e 2012, não se consagrando vencedor em nenhuma delas. Portanto, é o único clube brasileiro que foi duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil.

Com isso, nós chegamos ao final do texto sobre os maiores campeões da Copa do Brasil. Se você gostou do conteúdo, aproveite para compartilhar e se inscrever. Dessa forma, você será o primeiro a receber as notificações de novos conteúdos publicados.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *