dezembro 2, 2022

O urologista infantil é um médico que identifica e trata problemas do trato urinário e dos genitais de ambos os sexos. Não existe uma idade certa para procurar este especialista, já que meninos e meninas estão sujeitos a apresentar alterações urológicas em qualquer fase de sua vida.

Em geral, a consulta com um urologista pediátrico é realizada por encaminhamento: a criança normalmente tem sua saúde acompanhada por um médico pediatra que, ao identificar alguma alteração no sistema urinário ou genital, recomenda que um uropediatra seja procurado.

Isso não significa, entretanto, que o especialista não pode ser consultado por pais que desejam tirar suas dúvidas ou avaliar a saúde urológica da criança. O profissional da área de uropediatria pode auxiliar na prevenção de doenças, realização de higiene íntima adequada e realização do processo de desfralde. Dessa forma, é possível promover a saúde urológica da criança de maneira segura e efetiva.

Entenda o que faz o urologista pediátrico

O urologista pediátrico é um profissional que está apto a diagnosticar e tratar doenças do trato urinário, alterações genitais e malformações congênitas de meninos e meninas. Algumas das principais condições tratadas por este especialista são:

  • Fimose;
  • Traumas ou torções testiculares;
  • Varicocele;
  • Pedras nos rins;
  • Infecção urinária;
  • Xixi na cama;
  • Tumores renais ou testiculares;
  • Obstruções ou estreitamentos de uretra;
  • Testículos ou canal da urina fora do lugar;
  • Disfunções miccionais, como incontinência urinária;
  • Malformações genitais.

Como é uma consulta com o urologista pediátrico?

A consulta com um urologista infantil é muito semelhante à de qualquer outro especialista, e inclui avaliação clínica dos sintomas apresentados e solicitação de exames para confirmação do diagnóstico. A partir das informações encontradas, o especialista indicará o tratamento mais adequado para cada caso.

Nos casos em que a consulta com o urologista pediátrico tem caráter preventivo, o profissional poderá acompanhar o desenvolvimento da criança, identificando doenças precocemente e alterações que podem se tornar problemas urológicos no futuro. O especialista também pode orientar os pais a respeito dos cuidados necessários em cada fase da vida da criança, auxiliando na manutenção da saúde infantil.

Principais sinais de doenças urinárias

Os sintomas das patologias do sistema urinário podem variar bastante de acordo com a idade do paciente e tipo de doença existente. Em crianças muito pequenas, os pais devem estar sempre atentos a mudanças comportamentais ou físicas. É recomendada uma investigação médica sempre que a criança apresentar febre, irritabilidade e alterações no apetite.

Em crianças com mais de 2 anos, os principais sintomas que apontam para a necessidade de se consultar com um urologista pediátrico são o aumento da frequência urinária, dificuldade para segurar o xixi, relato de incômodo ao urinar e a ocorrência de xixi na cama (para crianças que não apresentavam este comportamento anteriormente).

Os pais também devem ficar atentos a possíveis alterações anatômicas na região genital, consultando um urologista pediátrico sempre que perceberem qualquer anormalidade. A consulta especializada é fundamental para evitar consequências mais graves ao organismo infantil, tais como desenvolvimento de doenças crônicas e disfunções sexuais.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *