O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, assinou um decreto que traz uma série de mudanças para usar o Bilhete Único na integração. O cartão possui diversas modalidades (Comum, Estudante, Vale-Transporte, Especial) para diferentes perfis de passageiros.

Algumas destas alterações entram em vigor em 90 dias após a publicação do decreto, que foi assinado no dia 23 de fevereiro, e outras passam a valer já a partir desta sexta-feira, 1° de março. As principais mudanças são para quem usa o Vale-Transporte.

Pelas novas regras, o trabalhador que usa o Vale-Transporte vai ter de fazer no máximo duas viagens no período de três horas. Antes, o sistema permitia quatro viagens em até duas horas.

Na cidade de São Paulo, cerca de 1,5 milhão de pessoas usam o Vale-Transporte e, segundo a Secretaria de Mobilidade e Transportes, a mudança deve afetar 120 mil passageiros que usam mais de duas viagens com o Vale-Transporte.

Em relação ao valor da integração, nada muda. Se forem dois ônibus, o passageiro continua pagando apenas o valor de um. Se o outro embarque for no transporte sobre trilhos (Metrô ou CPTM), o passageiro paga a diferença.

O Vale-Transporte é fornecido ao passageiro pela empresa em que ele trabalha. A recarga pode ser feita nas máquinas disponíveis em empresas e paredes dos terminais de ônibus, Metrô e CPTM ou em postos autorizados pela SPTrans.

Para o Bilhete Único Comum não haverá mudanças no número de embarques e tempo para fazer as viagens. O passageiro continua podendo fazer até quatro viagens em três horas.

A partir desta sexta-feira, o Bilhete Único também poderá ser usado para alugar bicicletas e patinetes em aplicativos, assim como pagar corridas nos aplicativos de transporte individual e táxis.

Confira outras medidas citadas no Decreto, que serão regulamentadas em até 90 dias:

  • Créditos terão prazo de utilização de até 5 anos para cotas adquiridas até a publicação do decreto e de 1 ano após a publicação;
  • Cartão do Bilhete Único terá validade de 5 anos;
  • Possibilidade de emissão de bilhetes virtuais ou em mídias que não sejam o atual cartão de plástico.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.