CEO do consórcio Vem ABC fala sobre o projeto da Linha 18-Bronze de monotrilho
Nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, o CEO do consórcio Vem ABC, Maciel Paiva, e sua equipe, recebeu na sede da empresa, portais especializados em transporte, dos quais o Rede Noticiando participou.
Na segunda matéria, de uma série de reportagens que traremos sobre o encontro, falaremos sobre o projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze.
O projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze, previsto para ligar parte da região do ABC à estação Tamanduateí, na capital paulista, já teve etapas ”adiantadas” mesmo antes do início da vigência do contrato de implantação do modal, é o que revelou o CEO do Consórcio Vem ABC, Maciel Paiva.
Maciel Paiva comentou que por iniciativa própria antes do início da viência do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de construção e operação da novo linha, o consórcio já adiantou algumas ações como o levantamento das áreas a serem desapropriadas e os procedimentos necessários para posteriormente obter a licença ambiental.
Segundo Paiva, essas ações já custaram ao consórcio mais de R$ 5 milhões.
“Isso tínhamos que fazer de todo jeito, já está no contrato. Adiantamos esta parte, o que nos possibilita ter um prazo de vantagem na ordem de seis meses. Assim, em vez de quatro anos, tudo poderá ser concluído em três anos e meio, não havendo imprevistos e, mesmo se houver, é um prazo importante que ganhamos”, disse Maciel Paiva.
O contrato entre o Governo do Estado de São Paulo e o consórcio Vem ABC – Vidas em Movimento foi assinado em 22 de agosto de 2014 e já passou por cinco aditivos. O último venceu em 22 de novembro do ano passado.
Segundo o CEO do consórcio, atualmente o maior problema em relação ao projeto é a questão financeira, muito mais do que ”vontade política”.
Entretanto, Maciel Paiva acredita que há perspectiva, já que a nova gestão a frente do governo do Estado de São Paulo conseguiu aprovar o projeto de lei que flexibiliza a captação de recursos para as desapropriações e porque, segundo Paiva, o consórcio entrou em contato com entidades financeiras privadas, que teriam demonstrado interesse no projeto.
O consórcio informou que está na fase final o processo de assinatura do sexto aditivo.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.