Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 1° de março de 2019, que a TG São Pulo Empreendimentos Imobiliários S.A -Tegra, antiga Brookfield, manifestou interesse em doar à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) os direitos sobre propriedade de parte de um empreendimento imobiliário.

O empreendimento fica localizado na Rua Doutor Rubens Gomes Bueno, 691, esquina com a Avenida das Nações Unidas.

O motivo da doação é a implantação da futura estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, que atualmente liga as estações Osasco ao Grajaú.

Na publicação, a empresa chama empresas interessadas em desenvolver o projeto da nova estação, que ficará localizada entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.

Estação João Dias

A estação apareceu pela primeira vez em um outdoor da Brookfield em maio de 2016, justamente no canteiro de obras do conjunto Brookfield Tower, localizado à 500 metros da Ponte João Dias. As torres do complexo já foram concluídas, e o edital inicialmente previsto para o final de 2017, só agora em julho ou agosto deverá ser entregue.

A estação terá uma demanda estimada de 10.000 passageiros por dia útil para o ano de 2025 e seu projeto é bem similar as atuais estações já existentes da linha 9-Esmeralda.

História

Entre os anos de 1960 e 1976 a região da ponte João Dias contou com uma parada, ela ficava embaixo da ponte e era de terra batida, sem madeira. A parada fazia parte do então ramal Jurubatuba e levava o nome de Penha ou Penhinha e era considerada uma parada não oficial.

Parada Penha ou Penhinha
Parada Penha ou Penhinha que fez parte do ramal Jurubatuba e foi desmancha em 1976 (Foto: Coaraci Camargo)

Após mais de 40 anos, a região voltará a contar com uma nova estação ferroviária, contando com itens de acessibilidade, moderna e com perspectivas de auxiliar na demanda da região que atualmente necessita de ônibus para seguir até as estações mais próximas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.