Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 1° de março de 2019, que a TG São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A (Tegra), antiga Brookfield, manifestou interesse em doar à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) os direitos sobre propriedade de parte de um empreendimento imobiliário.
O empreendimento fica localizado na Rua Doutor Rubens Gomes Bueno, 691, esquina com a Avenida das Nações Unidas.
O motivo da doação é a implantação da futura estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, que atualmente liga Osasco ao Grajaú.
Na publicação, a empresa chama empresas interessadas em desenvolver o projeto da nova estação, que ficará localizada entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.
Estação João Dias
A estação apareceu pela primeira vez em um outdoor da Brookfield em maio de 2016, justamente no canteiro de obras do conjunto Brookfield Tower, localizado a 500 metros da Ponte João Dias. As torres do complexo já foram concluídas, e o edital inicialmente previsto para o final de 2017, só agora em julho ou agosto deverá ser entregue.
A estação terá uma demanda estimada de 10.000 passageiros por dia útil para o ano de 2025 e seu projeto é bem similar as atuais estações já existentes da linha 9-Esmeralda.
História
Entre os anos de 1960 e 1976 a região da ponte João Dias contou com uma parada, ela ficava embaixo da ponte e era de terra batida, sem madeira. A parada fazia parte do então ramal Jurubatuba e levava o nome de Penha ou Penhinha e era considerada uma parada não oficial.
Após mais de 40 anos, a região voltará a contar com uma nova estação ferroviária, contando com itens de acessibilidade, moderna e com perspectivas de auxiliar na demanda da região que atualmente necessita de ônibus para seguir até as estações mais próximas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.