junho 27, 2022

O verão é uma época que muitos gostam, seja para sair, para aproveitar uma praia, ou uma piscina, ou até mesmo para sair com os amigos. Entretanto, existem pessoas que também odeiam ele por diversos outros motivos, porém, independentemente das preferências, cuidados devem ser tomados para evitar dores de cabeça.

Mas o verão tem os seus benefícios, além do lazer. Existe também a vitamina D, que ajuda bastante na saúde. Mas, afinal de contas, vitamina D, para que serve? Ela auxilia na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos sistemas e órgãos dentro do nosso corpo.

Porém, em excesso, ela também pode ser prejudicial, como câncer de pele. Por isso, separamos alguns cuidados que devemos tomar na hora de sair de casa, seja para aproveitar, ou não.

Hidratação

Manter o corpo hidratado é essencial para manter a temperatura do corpo, fora que é preciso repor a quantidade de água perdida na transpiração, por isso é sempre bom manter uma garrafa de água fresca por perto.

Quem não gosta muito de tomar água pode consumir frutas todos os dias, principalmente ricas em água, como melancia. Entretanto, o ideal é sempre consumir 2 litros de líquido por dia. E para quem tem dificuldade em ingerir líquidos, existem diversos aplicativos para lembrar diariamente.

Alimentação

Evitar consumir comidas muito gordurosas e pesadas é uma ótima opção para esta época do ano, justamente por exigir muito na hora da digestão, aumentando a temperatura do corpo, que já está elevada por conta do calor. 

O ideal é consumir carnes magras, grãos integrais, que até ajudam na digestão, frutas, legumes e saladas, mas cuidado com o tempero. Ao invés de molhos prontos, opte por opções naturais como azeite, limão, vinagre e molhos caseiros à base de iogurte.

Higiene

Manter a higiene é essencial em qualquer época, mas nesta é ainda maior. Em áreas com grande fluxo de pessoas, como praias e piscinas, que podem dar diarreia e disenteria, fora a Covid-19, o ideal é lavar bem as mãos antes de pegar qualquer alimento para levar à boca, ou coçar os olhos.

A higiene íntima merece também bastante atenção, para evitar problemas como candidíase ou infecção urinária, por isso é importante as mulheres evitarem usar biquínis molhados durante muito tempo, e se for usar absorventes internos, não usar o mesmo por mais de cinco horas. Para períodos mais longos, é melhor um coletor menstrual.

Protetor solar

Manter a proteção para a pele é ideal para evitar problemas relacionados à exposição prolongada dos raios ultravioleta B (UVB) durante o verão. Por isso, toda vez que for sair, é essencial passar em todos os lugares que irão ficar expostos ao sol.

Ao longo do dia, é necessário reaplicar o protetor a cada duas horas – caso esteja em contato com a água, pode ser menos tempo. O ideal também é passar o produto 30 minutos antes de se expor ao sol. E para quem não gosta, existe a opção de roupas com fotoproteção, ideal principalmente para crianças. 

Evite bebidas alcoólicas

Apesar de matarem a sede, elas são as principais causas de desidratação. Isso porque elas inibem a ação do hormônio antidiurético que regula o organismo, e é justamente por isso que, quando consumimos bebidas alcoólicas, urinamos com mais frequência. Quando for beber, é bom intercalar com o consumo de água.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.