agosto 7, 2020

O Metrô de São Paulo divulgou na semana passada o seu relatório integrado de 2019, onde apresenta um balanço sobre a companhia e também apresenta futuras projeções.

Nessas projeções continuam aparecendo as futuras linhas 6-Laranja, 19-Celeste e 20-Rosa. Um novo ramal, entre os quais seus estudos eram “guardados a sete chaves” apareceu de forma oficial em um documento do Metrô de São Paulo e trata-se da linha 16-Violeta.

No mapa ilustrado abaixo e retirado do Relatório Integrado de 2019 do Metrô de São Paulo mostra que a futura linha 16-Violeta deve ligar o Jardim Brasilia, bem próximo ao Artur Alvim, até a estação Oscar Freire (com transferência para a linha 4-Amarela).

Mapa da futura rede metroferroviária de São Paulo (Foto: GESP)

Segundo o mapa a linha deve contar com 21 estações, sendo elas: Jardim Brasilia, Cidade Líder, Rio das Pedras, Vila Antonieta, Cipriano Rodrigues, Renata, Abel Ferreira, Anália Franco (com transferência para a Linha 2-Verde), Regente Feijó, Alvaro Ramos, Vila Bertioga, Paes de Barros, São Carlos – Parque da Mooca (com transferência para a Linha 10-Turquesa), Vila Monumento, Lins de Vasconcelos, Aclimação, Paraíso (com transferência para as linhas 1-Azul e 2-Verde), Jardim Paulista, Nove de Julho, Augusta e Oscar Freire (com transferência para a linha 4-Amarela).

O documento divulgado não da mais detalhes do futuro potencial desta linha, como por exemplo, sua provavél demanda ou algum tipo de cronograma para obras.

Por outro lado…

O mapa não mostra a futura linha 22-Bordo, ramal que atenderia vários munícipios a oeste da capital, chegando a Faria Lima, ou seja, Ligando Cotia até a região de Pinheiros, por meio da Rodovia Raposo Tavares. Os estudos deste ramal embora tivessem mais adiantados, simplismente desapareceu.

Vamos aguardar os próximos documentos e relatórios para analisar como será o futuro da rede metroferroviária do estado de São Paulo. Lembrando que, entre esses mapas futuros e a realidade, há diversos fatores que podem se concretizar ou não. Influenciada por questões políticas, fatores técnicos entre outros.

Quem quiser ver o Relatório Integrado de 2019 do Metrô de São Paulo é só clicar aqui.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.