abril 13, 2021

Neste domingo, 25 de novembro, será realizada a 12° edição da BusBrasil Fest, evento que consiste na exposição de ônibus antigos e modernos, com a participação de empresas de linhas urbanas, metropolitanas, rodoviárias e de serviços de fretamento.

O evento se tornou a maior exposição de ônibus da América Latina, e na última edição reuniu centenas de pessoas, entre elas busólogos (admiradores de ônibus) e o público comum, onde tiveram a oportunidade de vivenciar e recordar grande histórias através de clássicos modelos que foram expostos.

A BusBrasil Fest é uma grande oportunidade para grupos de escolas, faculdades e os cidadãos em geral terem uma visão diferenciada sobre mobilidade e entender alguns conceitos que podem ajudar na cobrança mais acertada por um transporte melhor.

Apesar do ônibus estar presente no dia a dia de todos, o evento traz uma aproximação diferente, isso porque, o cidadão poderá ter uma noção de muitos aspectos que não conseguem perceber, mesmo às vezes estando evidentes todos os dias. Podemos citar como exemplo, a evolução dos modelos, a necessidade de conservação dos ônibus pelo passageiro, como melhor usar os itens de acessibilidade, entre outros.

O evento é organizado pelo Portal do Ônibus e o Portal da Mobilidade.

O site conversou com os organizadores e esse bate-papo você confere abaixo:

Rede Noticiando: Quando surgiu a ideia de se criar um evento para expor ônibus novos e antigos?

Organizadores: A ideia surgiu em 2000, após uma exposição de ferromodelismo numa cidade do interior onde estava exposta uma locomotiva.

Rede Noticiando: Na última edição, a BusBrasil Fest atraiu centenas de pessoas, inclusive, oriundas de fora do Estado de São Paulo. Como vocês organizadores enxergam isso?

Organizadores: Enxergamos de modo bastante positivo, visto que isto demonstra, primeiro, a aceitação deste tipo de evento e também que parte dos objetivos da proposta dele estão sendo alcançadas.

Rede Noticiando: Quais são as maiores dificuldades para se levantar e organizar um evento desse porte?

Organizadores: Um dos grandes entraves num evento deste porte é sempre o processo burocrático. É evidente que parte desta burocracia se faz necessária, até porque a legalidade torna as coisas transparentes e garante mais credibilidade, mas o excesso dela desgasta. Outro ponto também a destacar é que a exposição ocorre em frente a um estádio de futebol, o que nos torna refém de datas e calendários de jogos dos campeonatos. Para escolhermos data, temos que acompanhar as tabelas de jogos e “fazer matemática” das possibilidades a partir dos resultados .

Rede Noticiando: Existe um projeto de lei em tramitação na câmeras dos vereadores em São Paulo, que pretende incluir a BusBrasil Fest na agenda de eventos da cidade. Como vocês organizadores enxergam isso? Qual será a importância de tal ação?

Organizadores: A inclusão da BusBrasil Fest no calendário cultural da cidade nos garantirá, sem dúvida, uma data mais precisa para a realização do evento. Outro fator importante é a possibilidade de se ter uma verba (ainda que pequena) voltada para gastos com estrutura (que, para nós, ainda continua sendo um problema, porque não está do jeito que gostaríamos).

Rede Noticiando: Na edição deste ano, quantos veículos (novos e antigos) vão estar expostos? Podem citar alguma surpresa pro público?

Organizadores: Não é intenção do evento,  ficar quebrando recordes (ainda mais dele mesmo). Ano passado expusemos 140 carros e este ano já ultrapassamos este valor. Além das tradicionais empresas de outras edições (até porque veículos antigos e bem preservados não podem faltar), e outras que estão conosco desde a 10ª edição como Planalto, Sta. Maria e Tupi, pra citar algumas (sendo uma de cada segmento) teremos algumas novidades expostas na praça. Quanto à surpresa, ela manterá o seu próprio conceito… só será revelada na praça – rsrsrs

Rede Noticiando: Sabendo que a edição do ano passado foi uma alavanca, mostrando a força e o sucesso que é a BusBrasil Fest, qual foi o pensamento na organização deste ano para que a BusBrasil Fest seguisse o mesmo padrão de sucesso da anterior?

Organizadores: Ao final de cada edição, a equipe organizadora faz um balanço para que algumas ações sejam consertadas (as falhas, principalmente) ou ajustadas dentro de uma determinada necessidade. A intenção das reuniões é sempre rever ações e buscar novas alternativas para que o padrão do evento esteja sempre em ascendência e com características cada vez mais consolidadas para garantir a credibilidade, não só do público, mas também, das empresas e instituições  colaboradoras.

Rede Noticiando: Ainda sobre a questão do público, o que todos nós podemos esperar desta edição da BusBrasil Fest?

Organizadores: A expectativa em relação ao evento tem sido grande. Durante todo o processo de organização, buscamos, com nossos parceiros, variar o máximo possível  na seleção dos veículos para que o objetivo central do evento seja alcançado: mostrar a evolução do transporte.  O objetivo da equipe é alcançar novamente ou superar o sucesso da edição anterior, oferecendo ao público uma variedade de carrocerias e chassis e suas tecnologias.

Rede Noticiando: Deixo esse espaço livre para que você faça seus agradecimentos, cite quem quiser e reforcem o convite as pessoas.

Organizadores: Queremos agradecer pela oportunidade de poder falar um pouco sobre o evento e sua constituição e desenvolvimento. Agradecer a todos que de maneira direta ou indireta contribuíram para mais esta realização,– pessoal da organização, apoio e, sobretudo, as empresas que mantêm os compromissos firmados durante o contato e que, gentilmente, marcam presença no local, cedendo seus veículos e funcionários para contribuir com o registro de mais uma edição.  Agradecer ao pessoal da SPTrans pela contribuição em alguns quesitos importantes nos bastidores, agradecer à Secretaria dos Transportes e Mobilidade  e ao pessoal da CET. A exposição será na próximo domingo, como  foi dito, o empenho é para que ela seja um sucesso e nós, da organização, contamos com sua presença para nos ajudar a escrever mais um capítulo da história do transporte coletivo.

Anote aí na sua agenda, dia 25 de novembro, das 10h até às 16h na Praça Charles Miller (Pacaembu) ocorre à 12° edição da BusBrasil Fest e você é o convidado especial do Rede Noticiando.

BusBrasil Fest 2018

O Rede Noticiando apoia a BusBrasil Fest 2018

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.