outubro 26, 2020

O rodízio municipal de carros volta nesta segunda-feira, 11 de maio, na cidade de São Paulo, e mais rigoroso. A medida visa intensificar o distanciamento social em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A população pode ter mais um transtorno. O Sindmotoristas, sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus da capital promete realizar ações nas garagens e bloquear a saída dos coletivos se apenas tiverem o motoristas.

Segundo a categoria, a prefeitura analisa aumentar o transporte público, colocando mais mil ônibus nas ruas, só que sem a presença dos cobradores.

Em nota o presidente do sindicato, Valdevan Noventa disse “sem cobrador nenhum ônibus vai sair da garagem”.

As mobilizações nas garagens começam a partir da zero hora desta segunda-feira, 11 de maio.

Confira abaixo a nota completa do sindicato:

O Sindmotoristas chama atenção de todos os diretores, militantes e trabalhadores para uma ação em todas as garagens de ônibus na próxima segunda-feira (11).

Trata-se de um movimento de resistência da categoria à resolução do prefeito Bruno Covas de ampliar a frota em circulação, colocando mais mil ônibus nas ruas, porém, sem a presença dos cobradores.

O sindicato que, desde o início da pandemia do coronavírus, encontra-se na linha de frente da batalha pela vida e pelo emprego dos condutores, considera isso uma afronta por parte do Poder Público.

Por isso, a decisão já foi tomada. O deputado federal e presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, fez chegar aos patrões e à Prefeitura a posição da categoria. “Sem cobrador nenhum ônibus vai sair da garagem”.

O secretário de Cultura da entidade, Valmir Santana da Paz (Sorriso), já convocou toda a diretoria e os delegados sindicais para que, a partir da zero hora do próximo dia 11, façam junto com os trabalhadores a defesa do emprego dos cobradores.

Rodízio de veículos será mais rígido e valerá por 24 horas em toda cidade

O rodízio de carros na capital paulista volta a valer a partir da próxima segunda-feira, 11 de maio. A anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante entrevista coletiva.

O prefeito explicou que o rodízio de veículos será mais rígido, e a restrição valerá para a cidade toda, e não mais apenas para o centro expandido, como era anteriormente.

Resumo da medida:

  • rodízio de carros passa a valer a partir desta segunda (11) para toda a cidade e não apenas no centro expandido
  • carros com placa final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias da semana pares
  • carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só poderão circular nos dias da semana ímpares
  • medida vale durante as 24h do dia e inclui sábados e domingos
  • táxis são isentos
  • motoristas de aplicativos terão de rodar nos seus dias de placas, ou seja, par ou ímpar. O mesmo vale para funcionários de padarias, supermercados, pet shops, lotéricas, farmácias e demais funcionários de serviços comerciais
  • a exceção será concedida apenas aos profissionais de saúde (médicos, técnicos, enfermeiros, funcionários que trabalham em hospitais) e ao setor de abastecimento (energia, gás, água)
  • veículos de imprensa são isentos desde que sejam cadastrados
  • circulação de motos está liberada

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.