SP pode ter protesto de motoristas de ônibus na volta do rodízio de carros
O rodízio municipal de carros volta nesta segunda-feira, 11 de maio, na cidade de São Paulo, e mais rigoroso. A medida visa intensificar o distanciamento social em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A população pode ter mais um transtorno. O Sindmotoristas, sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus da capital promete realizar ações nas garagens e bloquear a saída dos coletivos se apenas tiverem o motoristas.
Segundo a categoria, a prefeitura analisa aumentar o transporte público, colocando mais mil ônibus nas ruas, só que sem a presença dos cobradores.
Em nota o presidente do sindicato, Valdevan Noventa disse “sem cobrador nenhum ônibus vai sair da garagem”.
As mobilizações nas garagens começam a partir da zero hora desta segunda-feira, 11 de maio.
Confira abaixo a nota completa do sindicato:
O Sindmotoristas chama atenção de todos os diretores, militantes e trabalhadores para uma ação em todas as garagens de ônibus na próxima segunda-feira (11).
Trata-se de um movimento de resistência da categoria à resolução do prefeito Bruno Covas de ampliar a frota em circulação, colocando mais mil ônibus nas ruas, porém, sem a presença dos cobradores.
O sindicato que, desde o início da pandemia do coronavírus, encontra-se na linha de frente da batalha pela vida e pelo emprego dos condutores, considera isso uma afronta por parte do Poder Público.
Por isso, a decisão já foi tomada. O deputado federal e presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, fez chegar aos patrões e à Prefeitura a posição da categoria. “Sem cobrador nenhum ônibus vai sair da garagem”.
O secretário de Cultura da entidade, Valmir Santana da Paz (Sorriso), já convocou toda a diretoria e os delegados sindicais para que, a partir da zero hora do próximo dia 11, façam junto com os trabalhadores a defesa do emprego dos cobradores.
Rodízio de veículos será mais rígido e valerá por 24 horas em toda cidade
O rodízio de carros na capital paulista volta a valer a partir da próxima segunda-feira, 11 de maio. A anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante entrevista coletiva.
O prefeito explicou que o rodízio de veículos será mais rígido, e a restrição valerá para a cidade toda, e não mais apenas para o centro expandido, como era anteriormente.
Resumo da medida:
- rodízio de carros passa a valer a partir desta segunda (11) para toda a cidade e não apenas no centro expandido
- carros com placa final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias da semana pares
- carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só poderão circular nos dias da semana ímpares
- medida vale durante as 24h do dia e inclui sábados e domingos
- táxis são isentos
- motoristas de aplicativos terão de rodar nos seus dias de placas, ou seja, par ou ímpar. O mesmo vale para funcionários de padarias, supermercados, pet shops, lotéricas, farmácias e demais funcionários de serviços comerciais
- a exceção será concedida apenas aos profissionais de saúde (médicos, técnicos, enfermeiros, funcionários que trabalham em hospitais) e ao setor de abastecimento (energia, gás, água)
- veículos de imprensa são isentos desde que sejam cadastrados
- circulação de motos está liberada
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram